Capa de Encuentros Cercanos
Anabel Colazo tem se estabelecido como quadrinista na Espanha, e a HQ Encuentros Cercanos explora variadas facetas do enigma ufológico
A editora espanhola La Cúpula tem lançado vários volumes de histórias em quadrinhos com temas variados, sendo uma das mais bem sucedidas no mercado espanhol. Um dos destaques é a recém-lançada Encuentros Cercanos, da autora Anabel Colazo. Em seu primeiro trabalho, El Cristal Imposible, Anabel já havia recebido vários elogios com a trama de um garoto apaixonado por ciência e por catalogar seus achados, que encontra um cristal não identificado e parte em uma jornada em busca de magos e alquimistas a fim de desvendar o mistério.
No novo trabalho pela Editora La Cúpula, Encuentros Cercanos, Anabel Colazo mergulha na mitologia ufológica em uma trama desenhada em preto e branco, plena de referências ao seriado Arquivo-X. Colazo explica que sempre se sentiu atraída pelo mistério, e esse sentimento aumentou quando acompanhou as aventuras dos agentes Mulder e Scully. Ela conta: "Não é que acredite ou deixe de acreditar nessas coisas, o que realmente me interessa é o ponto de vista narrativo e cultural".
A HQ Encuentros Cercanos é inspirada na Ufologia norte-americana, mas devidamente adaptada ao gosto do público de quadrinhos espanhol. A história segue os passos de Daniel que, em viagem para a casa de seus pais, tem o infortúnio de ter seu carro quebrado no meio da estrada. Conhece então Juan, um tipo estranho que conta histórias incríveis, incluindo a de estar em contato com entidades alienígenas. Anabel cria um jogo onde o desafio não é tanto descobrir o que se passou, mas se realmente alguma coisa de fato aconteceu.
AMBIENTAÇÃO SURREAL
Páginas de Encuentros Cercanos
A autora explica: "Pretendi refletir sobre o mundo da Ufologia. De um lado está a escola mais científica, encabeçada por Jacques Vallé, mas me interessa mais o ponto de vista de John Keel, que tinha uma aproximação com o fenômeno mais antropológica e cultural". John Keel (25/03/1930-03/07/2009) foi um dos mais polêmicos pesquisadores norte-americanos, que influenciado por Carl Jung buscava padrões ocultos nos casos ufológicos, dizendo que eram parte de um fenômeno ultraterrestre e que as entidades poderiam assumir qualquer forma. Afirmava que os Homens de Preto (MIBs) eram entidades demoníacas que viajavam no tempo, e tornou-se famoso com o livro The Mothman Prophecies de 1975, destacando casos bizarros envolvendo o chamado homem-mariposa. Esse clima surreal de mistério permeia todos os quadrinhos de Encuentros Cercanos, que pode ser conhecido no link apresentado abaixo.
Anabel Colazo
https://www.lacupula.com/catalogo/encuentros-cercanos/
FONTE: REVISTA UFO
Comentários
Postar um comentário