Pular para o conteúdo principal

Vírus quase indestrutível revela segredo para novos materiais


As proteínas da cápside do supervírus assumem a forma de pequenas ferraduras, dando-lhe uma resistência extrema. [Imagem: Peter Kasson et al. - 10.7554/eLife.26268]

Supervírus

Ele é como o Super-Homem dos vírus, surpreendentemente resistente e capaz de sobreviver em um ambiente que dissolveria carne e ossos.

Agora, uma equipe da Universidade da Virgínia, nos EUA, desvendou os segredos desse vírus quase indestrutível, o que permitirá imitar seus notáveis superpoderes para criar materiais mais duráveis e tratar doenças.

A descoberta revelou algo nunca antes visto no mundo natural.

Os usos potenciais incluem desde a entrega pontual de medicamentos contra o câncer, de modo que eles apenas ataquem os tumores, até materiais de construção que possam suportar melhor os terremotos.

Membrana fina e durável

O vírus, Acidianus hospitalis Filamentous Virus 1, vive em fontes termais no Parque Nacional de Yellowstone, fontes de ácido borbulhantes nas quais a temperatura geralmente ultrapassa os 175º C. O supervírus foi isolado em 2002 pela equipe do professor David Prangishvili, do Instituto Pasteur, na França.

Agora, Peter Kasson e seus colegas determinaram que o que torna o vírus quase indestrutível é uma proteção feita de um tipo de membrana que a ciência nunca encontrara antes. Surpreendentemente, esse revestimento externo tem apenas metade da espessura das membranas celulares conhecidas, mas é incrivelmente estável.

A resistência da membrana deve-se a um arranjo incomum de suas moléculas, que se dispõem em uma formato de ferradura - além de diminuir o tamanho da estrutura, ela fica notavelmente durável.

É esse arranjo que a equipe diz ser possível duplicar para muitos outros propósitos. Por exemplo, para estabilizar as partículas microscópicas dos medicamentos e vacinas, para que eles não precisem de refrigeração.


A equipe agora pretende fabricar uma versão sintética da membrana do supervírus. [Imagem: Peter Kasson et al. - 10.7554/eLife.26268]

Nanomedicina

Uma das aplicações mais prováveis da descoberta está no campo da nanomedicina, que poderá usar a técnica para criar invólucros superfortes para moléculas de medicamentos, de forma que elas possam ser entregues exatamente onde são necessárias, por exemplo, diretamente em um tumor - os fortes efeitos colaterais da quimioterapia ocorrem porque o medicamento vai para o corpo todo, e não apenas para o ponto onde ele é necessário.

Mas há muitas outras possibilidades.

"Existem todos os tipos de aplicações potenciais em ciência dos materiais, fabricação de objetos, medicamentos. Nós podemos usar produtos naturais, proteínas celulares, etcétera, para projetar muitas coisas novas e úteis. Veja a lã, que é essencialmente um pelo e é usada extensivamente para fazer tecidos. Isto é uma proteína, portanto, há muitas possibilidades de usá-la para construir novos materiais," disse o professor Edward Egelman.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/