Pular para o conteúdo principal

Segredos pós-Lava Jato? Cochicho ultra-sônico à distância


Nenhuma tecnologia nasce pronta - esta ainda é desajeitada e feia, mas funciona. [Imagem: Anne-Claire Bourland et al. - CHI EA 2017]

Cochicho à distância

Quer ouvir um segredo? Então se afaste!

Esta é uma possibilidade se a pessoa que deseja contar-lhe o segredo já dispuser de um aparelho experimental que permite sussurrar algo no ouvido de alguém a 30 metros de distância.

A tecnologia usa ultra-sons para transmitir as palavras diretamente para um indivíduo alvo, sem que ninguém mais ouça o que está sendo dito.

Por enquanto a coisa toda não passaria despercebida, uma vez que o protótipo inclui um enorme alto-falante montado na testa e eletrodos presos na boca da pessoa que está falando.

Mas o professor Asier Marzo, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirma que versões posteriores da tecnologia criada por sua equipe poderão ser mais sutis e mais práticas.

Por exemplo, o ultra-som viaja particularmente bem debaixo d'água, o que permitirá usar a técnica não exatamente para contar segredos, mas para que mergulhadores se comuniquem por longas distâncias.

Aprendizado de máquina e ultra-sons

Marzo conta que a experiência é um tanto estranha para a pessoa que está recebendo a mensagem: "É um som muito suave, mas você não sabe de onde vem. É como se alguém estivesse sussurrando no seu ouvido, mas ninguém está lá."

Os alto-falantes ultra-sônicos também podem ser colocados no peito, e o som dirigido por um apontador a laser. [Imagem: Anne-Claire Bourland et al. - CHI EA 2017]

Para usar o aparelho, uma pessoa primeiro prende um alto-falante à sua testa ou ao peito e quatro eletrodos aos lábios e ao maxilar. Usando uma tecnologia conhecida como eletromiografia, os eletrodos capturam os sinais elétricos produzidos pelos músculos faciais enquanto uma pessoa fala.

Um algoritmo de aprendizado de máquina foi treinado para reconhecer quais sinais elétricos são associados a 10 palavras, como "sim", "não", "pare" etc - ou seja, não dá para contar segredos muito complicados, ao menos por enquanto.

O sistema de reconhecimento de palavras alimenta um dispositivo que os transforma em ultra-sons, que são emitidos pelos alto-falantes na forma de um feixe muito estreito, com um ângulo de apenas seis graus, de modo que apenas as pessoas diretamente no seu caminho ouvem as palavras que estão sendo faladas.

Vocabulário e sutileza

Os ultra-sons são transmitidos na direção em que o falante está olhando, conforme detectado por uma câmera de rastreamento do olho. Para uma precisão ainda maior, o ultra-som pode ser direcionado usando uma caneta a laser. O alcance da mensagem é de 30 metros.

A expectativa de Marzo é aprimorar a técnica para que versões posteriores possam detectar uma gama maior de palavras; além de miniaturizar o sistema de alto-falantes, para que ele possa ser incorporado na roupa, e disfarçar os eletrodos.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/