Pular para o conteúdo principal

Os anéis de Netuno são muito subestimados



Amar os anéis de Saturno é fácil. Eles são belos lembretes de como somos insignificantes no escopo do universo. Mas eles também ofuscam injustamente o restante dos sistemas de anéis dos gigantes de gás. Urano, por exemplo, é um lugar maravilhoso, abrangido por pelo menos 13 anéis. Júpiter tem seus próprios anéis fantasmagóricos, também. Mas talvez os maiores azarões do grupo sejam os anéis de Netuno — e isso precisa mudar.

É maluco pensar que não confirmamos a existência dos anéis de Netuno até 1989, quando a sonda Voyager 2, da NASA, fez seu sobrevoo no planeta. A Voyager 2 conseguiu nos dar um vislumbre desse mundo elusivo e seus cinco anéis — Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams —, que são todos batizados em homenagem a astrônomos que estudaram o gigante de gás. Mas mesmo antes de a Voyager 2 chegar ao sistema netuniano, o astrônomo Dr. Edward Guinan havia observado padrões de escurecimento incomuns em torno do planeta, em 1968. Em 1982, ele e alguns colegas reavaliaram os dados, percebendo que haviam, na verdade, encontrado dois anéis.

Maioria das pessoas não sabe dos anéis de Netuno porque, sinceramente, eles são bem difíceis de ver. Os anéis de Saturno são grandes, gelados e super-refletidos, enquanto os de Netuno são bem escuros. “São pequenos pedaços de gelo e poeira, normalmente como do tamanho de flocos de neve, embora alguns se estendam por vários metros”, Guinan contou ao Gizmodo. “O modo como eles podem ter se formado é que um asteroide ou uma lua tentou se formar naquela região e foi destruído, estando tão perto de um planeta tão grande.” Segundo essa ideia, os restos espalhados então formaram um anel, como um belo lixo girando.


Foto dos anéis de Netuno tirada pela Voyager 2 (Imagem: NASA/JPL)

Os anéis de Netuno (que têm alguns milhares de quilômetros de largura cada, no máximo), embora muito menos amplos que os de Saturno (cerca de 282 mil quilômetros), ainda são bastante fascinantes. O anel mais externo, chamado de “Adams”, tem três arcos incomuns conhecidos como Liberdade, Igualdade e Fraternidade. De acordo com a NASA, os arcos provavelmente têm a forma que têm por causa dos efeitos gravitacionais de uma das 13 luas de Netuno, a Galateia.

Infelizmente não chegamos perto de Netuno desde a década de 1980. Não parece que a NASA ou outra agência espacial tenha algum plano imediato de voltar para lá, embora uma missão de órbita no estilo da Cassini definitivamente esclareceria muitas perguntas sobre o sistema de anéis netuniano.

“Não há nada que chegou verdadeiramente perto [de Netuno], então seria muito bom”, disse Guinan, quando perguntado se deveríamos enviar uma sonda para lá. “Urano seria um bom lugar [para visitar] também, porque hoje ele está meio de lado”, acrescentou, se referindo ao fato de que o eixo de rotação do planeta inclinou em 98 graus, o que é muito maluco.

O sistema solar é esquisito. Netuno é bem esquisito. E também maravilhoso, e seus anéis merecem nosso carinho.

Imagem do topo: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/