Pular para o conteúdo principal

Vassoura nanotecnológica varre átomos para limpar grafeno


A nanovassoura limpa o grafeno e outros materiais monoatômicos.
[Imagem: Peter Schweizer et al. - 10.1038/s41467-020-15255-3]

Vassoura nanotecnológica

Fabricar coisas em nanoescala - ou "de baixo para cima", montando átomos e moléculas - é complicado porque há átomos e moléculas por toda parte, de modo que partículas indesejáveis estão sempre se misturando ao material com que se está trabalhando.

Peter Schweizer, da Universidade Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, ficou incomodado com isto e decidiu criar uma "vassoura nanotecnológica", uma ferramenta que permite limpar as superfícies de camadas monoatômicas, como o grafeno.

A técnica remove mesmo os menores contaminantes até a escala atômica, alcançando um nível sem precedentes de limpeza.

A inspiração para a técnica veio mesmo dos rodos e vassouras usados para limpeza no dia a dia. Em nanoescala, contudo, não é preciso usar uma vassoura inteira, uma única cerda é suficiente. E a cerda é metálica, na forma de uma ponta similar às usadas nos microscópios eletrônicos de varredura, cuja extremidade pode chegar a ser tão fina quanto um único átomo.

Essa "cerda" é pressionada contra a superfície e movida para frente e para trás, em um movimento de varrição. O movimento não é controlado por um cabo de vassoura, mas por um joystick que, por sua vez, controla um pequeno motor piezoelétrico. E a qualidade da limpeza é cuidadosamente monitorada, em tempo real, por um microscópio eletrônico.

"Um grande desafio foi limpar o grafeno de ambos os lados, semelhante à limpeza de um vidro de janela," contou Schweizer. "Com nossos microscópios eletrônicos, nós tivemos que ficar olhando através do material. Caso contrário, é impossível revelar a estrutura atômica."


Micrografias do grafeno sujo e depois de limpo.
[Imagem: Peter Schweizer et al. - 10.1038/s41467-020-15255-3]

Sujeira atômica

Deixar as superfícies atomicamente limpas permitiu que os pesquisadores explorassem as origens e os mecanismos de recontaminação em nanoescala. E tudo se parece bem com o modo como a poeira sempre suja nossas casas: Deixar uma amostra de grafeno limpa no ar leva ao rápido acúmulo de átomos indesejados em sua superfície.

Além da contaminação aérea, a equipe também encontrou uma prevalência da "difusão superficial" quando um material limpo é colocado em um ambiente de vácuo - é um fenômeno recorrente em experimentos científicos e que sempre atrapalha a precisão dos resultados.

Mas a equipe também conseguiu usar suas amostras superlimpas para fazer o que queriam, ou seja, criar materiais atomicamente finos com composição pura. Para testar, eles depositaram sobre o grafeno uma fina camada molecular de porfirina, o que permitiu criar uma monocamada com estrutura nanocristalina sobre o grafeno.

Bibliografia:

Artigo: Mechanical cleaning of graphene using in situ electron microscopy
Autores: Peter Schweizer, Christian Dolle, Daniela Dasler, Gonzalo Abellán, Frank Hauke, Andreas Hirsch, Erdmann Spiecker
Revista: Nature Communications
Vol.: 11, Article number: 1743
DOI: 10.1038/s41467-020-15255-3

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/