Pular para o conteúdo principal

Colisão rara? Um planeta inteiro desapareceu nas observações do Hubble!



Por Daniele Cavalcante

Um exoplaneta descoberto pelo telescópio Hubble em 2004 desapareceu por completo - e, a menos que exista algo parecido com a Estrela da Morte destruindo mundos por aí, como no universo Star Wars, isso não deveria acontecer. Astrônomos estão procurando uma explicação plausível para o ocorrido, e um novo estudo sugere que, na verdade, não havia nenhum planeta ali.

Conhecido como Dagon, ou Fomalhaut b, e localizado a 25 anos-luz da Terra, o exoplaneta (nome dado àqueles que orbitam estrelas que não o Sol) era famoso por ter sido um dos primeiros já descobertos em luz visível pelo Hubble. Quando os astrônomos o viram pela primeira vez, o Dagon apareceu como um ponto brilhante e frio se movendo rapidamente pelo céu. Dez anos depois, esse ponto havia desaparecido.

E há outros mistérios que cercam Dagon. Por exemplo, o brilho dele, que permitiu ao Hubble mostrá-lo em luz visível, é muito incomum em exoplanetas. Geralmente esses mundos distantes são pequenos demais para refletirem essa quantidade de luz de sua estrela anfitriã. Além disso, o Fomalhaut b não mostrou assinatura de luz infravermelha, o que significa que estava extremamente frio - outra vez, algo incomum para um planeta.

Uma proposta apontada por um novo estudo é que o objeto poderia ser, na verdade, uma vasta nuvem de poeira em expansão, produzida em uma colisão entre dois grandes corpos que orbitam a estrela Fomalhaut. O artigo foi publicado na última segunda-feira (20) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).


Diagrama que simula o que os astrônomos consideram evidências para a primeira detecção de todas as consequências de uma colisão planetária titânica em outro sistema estelar. A imagem colorida do Hubble à esquerda é de um vasto anel de detritos gelados ao redor da estrela Fomalhaut. O diagrama à direita é baseado em uma simulação da nuvem em expansão e desaparecendo (Imagem: NASA/ESA/A. Gáspár/G. Rieke

Essa suposta colisão provavelmente teria ocorrido em um anel gelado de entulho espacial semelhante ao Cinturão de Kuiper, localizado no nosso Sistema Solar. Se este foi o caso, deve ter acontecido pouco antes de o Hubble fotografar o Dagon, quando a nuvem de partículas de poeira ainda estava densamente concentrada e aparente na luz visível. Com o tempo, ela foi se dispersando até desaparecer por completo.

Mas isso não diminuiu a importância do Fomalhaut b. De acordo com Andras Gaspar, principal autor do estudo, essa descoberta pode ser ainda mais empolgante. É que colisões como essa são extremamente raras, e os pesquisadores estão animados com a ideia de que, talvez, tenham visto e fotografado os vestígios recentes de uma delas. “Acreditamos que estávamos no lugar certo e na hora certa para testemunhar um evento tão improvável”, disse Gaspar.

Para o novo estudo, a equipe revisou quase duas décadas de observações arquivadas do Hubble, e viram que o Fomalhaut b estava ficando cada vez mais escuro antes de desaparecer completamente em 2014. Usando modelos de computador, os pesquisadores calcularam que uma colisão entre dois corpos gelados de aproximadamente 200 km de diâmetro poderia ter criado uma nuvem de poeira que correspondesse às observações do Hubble.



Essa hipótese explica os mistérios sobre o brilho e a temperatura do objeto. Se estiver correta, os pesquisadores calculam que essa nuvem de detritos se expandiu tanto que agora tem um diâmetro maior que a órbita da Terra ao redor do Sol. Mas ainda é cedo para encerrar o caso do exoplaneta desaparecido. Os pesquisadores terão que estudar o sistema estelar de Fomalhaut com mais detalhes antes de chegarem a uma conclusão definitiva.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/