Pular para o conteúdo principal

Corpo humano transfere energia mais que suficiente para implantes médicos


O conceito de acoplamento galvânico é diferente do meio de transmissão de eletricidade sem fios mais comum, que usa bobinas.
[Imagem: BERG-UPF]

Energia pelo corpo humano

A ideia de fazer uma "internet do corpo" - uma rede corporal, onde equipamentos se comunicam por meio de nossos tecidos - é bastante recente, mas o campo tem avançado lado a lado com as pesquisas da internet das coisas.

Uma equipe europeia acaba de apresentar microestimuladores sem fio que utilizam uma nova tecnologia de transferência de eletricidade que se mostrou capaz de fornecer energia muito acima das necessidades de implantes como marcapassos e desfibriladores.

São pequenos aparelhos implantáveis que podem ser controlados sem fio para disparar seletivamente sinais no corpo humano, ativando nervos ou músculos por exemplo.

"Nosso objetivo é desenvolver microestimuladores injetáveis muito finos, flexíveis e injetáveis para restaurar os movimentos na paralisia," disse o professor Antoni Ivorra, coordenador do projeto.

Um objetivo secundário é ilustrar como a condução corporal pode ser usada para transferir energia sem fio para implantes eletrônicos. Esse tipo de transmissão de energia é considerada uma alternativa às baterias ou à transferência de energia sem fio com base no acoplamento indutivo, uma vez que esses dois métodos de fornecimento de eletricidade à distância exigem implantes relativamente grandes para acomodar os componentes necessários para coletar a energia necessária para seu funcionamento.


A equipe propõe o fornecimento de correntes acima de um ampère de forma inofensiva devido à sua alta frequência.
[Imagem: BERG-UPF]

Condução por volume

O método de transferência de eletricidade sem fio chamada "condução por volume" - também conhecida como acoplamento galvânico - consiste em usar os próprios tecidos do corpo como um canal para transferir energia elétrica. Usando um sistema externo, as correntes elétricas são aplicadas no corpo humano, essas correntes fluem pelos tecidos e uma pequena quantidade é coletada pelos implantes.

O aspecto inovador apresentado pela equipe está em implantes em formato de parafuso (helicoidal), o que permite que eles sejam injetados no corpo sem cirurgia, além do uso de correntes de alta frequência (> 5 MHz) aplicadas em pulsos, tornando-as completamente inofensivas e imperceptíveis.

"Nossos resultados indicam que um implante com uma seção de apenas um milímetro e um comprimento de cerca de um centímetro pode obter 100 vezes a energia atualmente requerida por um marcapasso," disse Marc Tudela, membro da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Power Transfer by Volume Conduction: In Vitro Validated Analytical Models Predict DC Powers Above 1 mW in Injectable Implants
Autores: Marc Tudela-Pi, Laura Becerra-Fajardo, Aracelys García-Moreno, Jesus Minguillon, Antoni Ivorra
Revista: IEEE Access
DOI: 10.1109/ACCESS.2020.2975597

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/