CRUX, CONSTELAÇÃO DE CRUZEIRO DO SUL (FOTO: CARLOS KIKO FAIRBAIN)
Fotografia da constelação Cruzeiro do Sul foi captada do céu noturno da cidade Alto Paraíso de Goiás
Na última sexta-feira (26), o site Astronomy Picture of the Day (Apod), mantido pela NASA, destacou uma fotografia da Crux, constelação de Cruzeiro do Sul, feita pelo brasileiro Carlos "Kiko"Fairbairn. Diariamente, o portal dá ênfase para uma imagem do espaço produzida por amadores ou cientistas profissionais.
A astrofotografia, ramo especializado em registrar corpos celestes e outros fenômenos astronômicos, é hobby de Fairbain há alguns anos. Não é a primeira vez que ele tem uma imagem reconhecida pela agência espacial norte-americana: em julho de 2018, sua foto da Lua de Sangue entrou no Apod. Desde 2015, ele já teve mais seis registros destacados.
"O que acho legal é que eles dão espaço para pessoas que não estão em observatórios profissionais", diz Fairbain à GALILEU. "Acho isso importante porque cria uma ponte de proximidade das pessoas com a ciência e a astronomia."
A foto da Crux foi registrada sob o céu norturno brasileiro da cidade de Alto Paraíso de Goiás em junho de 2018. "Abrangendo cerca de 20 graus, começa com a extensão escura da nebulosa Coalsack no canto inferior esquerdo, debaixo de um braço do Southern Cross", diz a explicação do Apod. "Essa constelação compacta é encimada por Gamma Crucis amarelada brilhante, uma estrela gigante fria a meros 88 anos-luz de distância. Uma linha de Gamma Crucis através da estrela azul na parte inferior da cruz, Alpha Crucis, aponta para o polo celeste sul."
Para encontrar o corpo celeste, o indicado é seguir a Via Láctea para a direita, onde "seu olhar passará pela IC 2948, conhecida como a nebulosa Running Chicken, antes de atingir Eta Carinae e a Nebulosa Carina, perto da borda direita do quadro", continua a descrição. Localizada a aproximadamente de 7,5 mil anos-luz da Terra, a Nebulosa Carina é uma região onde há constante formação de estrelas.
Arte-ciência
Ao lado de mais 24 astrofotógrafos brasileiros amadores, Fairbain lançou o livro Encontro Brasileiro de Astrofotografia, Vol. - 2018. A obra reúne mais de 70 imagens do espaço, entre aglomerados de galáxias, estrelas, nebulosas e pulsares. "A astrofotografia tem poder muito grande de fazer a tradução entre o universo e as pessoas", comenta ele.
O livro, que está disponível para download gratuito no site do Clube de Astronomia de Brasilia (CAsB), é destaque da edição de maio (nº 334) da GALILEU. Garanta a sua revista para conhecer um pouco mais sobre este ramo de arte-ciência e o projeto dos astrofotógrafos.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário