Pular para o conteúdo principal

'Irmã gêmea' do Sol é descoberta a 184 anos-luz da Terra


Os astrônomos buscam há tempos irmãs do Sol, ou seja, estrelas que se formaram na mesma nuvem de gás e pó que a nossa

Uma equipe internacional de astrônomos detectou uma estrela tão parecida com o Sol que cientistas a estão tratando como sua irmã gêmea.

Ela tem as mesmas temperatura e luminosidade, uma composição muito parecida e quase a mesma idade da nossa estrela.

A HD 186302 existe há cerca de 4,5 bilhões de anos e está localizada a 184 anos-luz - um ano-luz é equivalente a 9,46 trilhões de quilômetros.

Estudá-la permitirá saber mais sobre a origem do Sol, algo que ainda é um mistério.

"Como não há muita informação sobre o passado do Sol, estudar estrelas irmãs pode nos ajudar a compreender em que lugar da galáxia e em que condições o Sol se formou", destacou em um comunicado Vardan Adibekyan, astrônomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, de Portugal, que liderou a pesquisa.

Berços de estrelas

Os astrônomos buscam há tempos irmãs do Sol, ou seja, estrelas que se formaram na mesma nuvem de gás e pó que a nossa. Até agora, foram identificadas poucas candidatas.


Neste aglomerado de estrelas, pode haver muitas irmãs do Sol, mas é difícil detectá-las

Sabe-se que milhares de estrelas se formaram nestes berços estelares e que, com o passar do tempo, elas se dispersaram pela Via Láctea, por isso, é muito difícil encontrá-las.

Adibekyan e seus colegas usaram um método sofisticado em sua investigação. "Com a colaboração de Patrick de Laverny e Alejandra Recio Blanco, do Observatório da Costa Azul, obtivemos uma amostra de 230 mil espectros do projeto AMBRE (uma iniciativa criada pelo Observatório Europeu Austral e o Observatório da Costa Azul)".

Os cientistas usaram esses dados em uma amostra muito ampla de estrelas obtida graças ao satélite europeu Gaia.

'Terra 2.0'
Uma das grandes perguntas que os astrônomos buscarão responder agora é se algum planeta em torno da HD 186302 poderia abrigar vida.

"Alguns cálculos teóricos mostram que existe uma probabilidade não desprezível de a vida ter se espalhado a partir da Terra para outros planetas ou sistemas exoplanetários durante o período do último bombardeio intenso", disse Adibekyan.

O bombardeio intenso foi um período há cerca de 4 bilhões de anos em que grandes asteróides atingiram o Sistema Solar.

A possibilidade de detectar sinais de vida em uma exoplaneta da irmã gêmea do Sol entusiasma Adibekyan.

"Se tivermos sorte e nossa estrela irmã tiver um planeta e ele for do tipo rochoso, estiver em uma zona habitável e, finalmente, se esse planeta tiver sido contaminado por sementes de vida da Terra, então, poderíamos sonhar com uma Terra 2.0, orbitando um Sol 2.0."



FONTE: BBC BRASIL - SpaceToday

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/