Pular para o conteúdo principal

Suecos aprenderam a produzir cerveja há mais de 1,6 mil anos


Arqueólogos encontram evidências da fabricação da bebida desde o ano 400 d.C. (FOTO: CREATIVE COMMONS / STOCKSNAP)

Alguns grãos de cevada germinados e torrados encontrados em um sítio arqueológico na cidade de Uppåkra, no sul da Suécia, deixou animado o arqueólogo Mikael Larsson. Especialista no estudo da relação do homem com as plantas, sua descoberta indica talvez a mais importante e essencial de todas essas relações: a fabricação de cerveja.

“Encontramos malte carbonizado em uma área com fornos de baixa temperatura localizados em uma parte separada do assentamento. Os resultados são dos anos 400-600, tornando-os uma das primeiras evidências da fabricação de cerveja na Suécia", afirmou Larsson, da Universidade de Lund.

Não é novidade a importância da cerveja para sociedades antigas em diversas partes do mundo. Documentos mostram que já era consumida na Mesopotâmia 4 mil antes de Cristo, mas faltavam registros históricos da escandinávia de antes do ano 1.200, início da Idade Média. Assim, as evidências tem que ser mais concretas.

"Muitas vezes encontramos grãos de cereais em sítios arqueológicos, mas muito raramente em contextos que testemunham como eles foram processados”, conta Larsson. “Esses grãos germinados encontrados em torno de um forno de baixa temperatura indicam que eles eram usados ​​para se tornarem malte para cerveja."


RUÍNAS ONDE FORAM ENCONTRADOS OS VESTÍGIOS DA FABRICAÇÃO DE CERVEJA. (FOTO: MIKAEL LARSSON)

A cerveja é feita em duas etapas. O processo de maltagem começa molhando o grão com água, permitindo que germine. As atividades enzimáticas começam a converter proteína e amido do grão em açúcares fermentáveis. Uma vez que o açúcar é formado, o grão germinado é seco em um forno com ar quente, interrompendo o processo de germinação. Isto é o que aconteceu no forno em Uppåkra.

"Como o forno investigado e o grão carbonizado estavam situados em uma área no local com vários fornos semelhantes, mas faltando restos para indicar um quarto vivo, é provável que a produção em grande escala de malte tenha sido alocada a uma área específica no assentamento, destinado a festas ou comércio ", explica Mikael Larsson.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/