Pular para o conteúdo principal

Marte está se aproximando da Terra e brilhará muito no céu


Entre junho e julho de 2018, o Planeta Vermelho cruzará com a Terra na menor distância dos últimos 15 anos; no dia 31 de julho, ele estará o mais visível (e luminoso possível) no céu

Entre os meses de junho e julho deste ano, o céu noturno ganhará um ponto alaranjado muito forte. Esse sinal de luz é apenas uma exibição do planeta Marte, que está se aproximando da Terra a cada dia mais e tornando-se mais visível para nós.

O encontro dos dois planetas é resultado do movimento de translação, ou seja, a órbita que cada um deles realiza para completar uma volta completa em torno do Sol.

Enquanto a Terra demora aproximadamente 365 dias e 6 horas para completar esse trajeto, Marte realiza o percurso em cerca de 26 meses em uma órbita um tanto quanto achatada, particularidade que faz com que ele se aproxime de nós de dois em dois anos.

Durante essa aproximação, as distâncias entre os dois planetas vai diminuindo e permitindo que nós, terráqueos, consigamos ver um brilho alaranjando passando pelo nosso céu em determinados momentos. Algumas vezes, a proximidade é tanta que Marte fica mais brilhoso do que nunca em nosso céu.

Exemplo disso irá acontecer nos meses de junho e julho de 2018, momento em que a Terra e Marte ficarão mais próximas do que já estiveram nos últimos 15 anos. Segundo o The Weather Channel, os dois astros ficaram separados por míseros 57,7 milhões de quilômetros.
No dia 31 de julho, especialmente, a distância será a menor registrada no período, o que significa o maior pico de luz e brilho de Marte no céu noturno.

A última vez que os planetas ficaram tão próximos foi em 23 de agosto de 2003, quando a distância mínima entre eles chegou a 56 milhões de quilômetros. Essa data também marcou a menor aproximação de todas entre a Terra e Marte.

Além da translação, esse encontro também é resultado da oposição periélica, instante em que a Terra passará entre Marte e o Sol.

“Esse desfile marciano em julho será quase tão ótimo quanto a oposição ultra-próxima em 2003”, afirmou o astrônomo Dean Regas, do Observatório Cincinnati (EUA) ao The Weather Channel. “Marte estará facilmente visível a olho nu. Na verdade, você terá que se esforçar para perder o evento. Ele irá parecer como um farol laranja brilhante de luz que se ergue no sudeste após o pôr do sol. Será mais brilhante do que qualquer estrela, do que Júpiter e quase tão brilhante como Vênus”, adicionou.

Após o maior pico de luz em 31 de julho, o planeta irá continuar brilhando até Agosto, enquanto se afastará da Terra.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s