Pular para o conteúdo principal

Visite planetas fora do Sistema Solar com esta plataforma em 360º da Nasa


'Exoplanet Travel Bureau' apresenta uma visão artística da superfície de três exoplanetas baseando-se nos dados coletados pela agência espacial

A Nasa acaba de liberar uma nova plataforma que permite aos amantes da astronomia visitar planetas fora do nosso Sistema Solar (e sem precisar de combustível). A Exoplanet Travel Bureau é uma iniciativa de divulgação científica que simula artisticamente as superfícies de três exoplanetas: o TRAPPIST-1d, o Kepler-16b e o Kepler-186f.

O TRAPPIST-1d é um exoplaneta localizado na zona habitável de uma estrela anã vermelha fria, com a possível existência de água líquida em sua superfície — que ainda não foi comprovado, mas deve ser estudado em futuras missões. Além dele, o Kepler-186f também deve ser passar por uma análise mais meticulosa para descobrir se possui atmosfera.

Já o Kepler-16b, é conhecido por ser a Tatooine da vida real. Assim como o astro fictício que abrigou o jovem Luke Skywalker, em Star Wars, o exoplaneta possui duas estrelas em seu céu.

As imagens em 360º foram criadas com base nos dados que a agência espacial coletou em suas missões de exploração exoplanetárias — vale lembrar que nenhuma fotografia da superfície destes planetas foi capturada.

Além das simulações, a Nasa também liberou posters inspirados no que há de mais atrativo em cada exoplaneta. Apesar de não possuírem uma simulação em 360º ainda, estão disponíveis também os cartazes do PSO J318.5-22, um planeta órfão (que não orbita nenhuma estrela); do HD 40307 g, uma super-Terra em zona habitável; e do 51 Pegasi b, considerado o primeiro exoplaneta já descoberto.


POSTER BASEADO NO EXOPLANETA PSO J318.5-22. (FOTO: NASA/EXOPLANET PROJECT)

Outros projetos como o Strange New Worlds, o Universe of Monsters e o Galaxy of Horrors também permitem que você conheça alguns dos exoplanetas mais exóticos encontrados pela Nasa e os compare com os planetas do nosso Sistema Solar.

No site da agência espacial, você também pode descobrir cinco formas de encontrar um planeta e conhecer a história da exploração astronômica. A Nasa também desenvolveu o aplicativo Eyes on Exoplanets para você ficar de olho no que há no espaço profundo.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s