Pular para o conteúdo principal

Rede quântica híbrida interliga qubits diferentes


Ilustração esquemática de uma rede de informação híbrida com dois nós quânticos compostos por uma nuvem fria de átomos de rubídio (nuvem vermelha à esquerda) e um cristal dopado com íons de praseodímio (cubo branco à direita).[Imagem: ICFO/Scixel]

Rede quântica híbrida

Físicos demonstraram pela primeira vez uma rede quântica híbrida, na qual a comunicação por fótons entrelaçados foi feita usando dispositivos quânticos diferentes - e também localizados à distância, em laboratórios diferentes.

Os elementos-chave de uma rede de informações quânticas são os chamados nós quânticos, que armazenam e processam a informação. Eles consistem em sistemas de matéria, como gases atômicos frios, sólidos dopados ou supercondutores, entre outros, e as partículas de luz comunicantes, os fótons.

Enquanto os fótons parecem ser portadores de informação perfeitos, ainda há incerteza sobre qual sistema de matéria será usado como um nó de rede na internet quântica do futuro porque cada sistema oferece funcionalidades diferentes.

Como, com base no estágio atual das pesquisas, não dá para escolher ainda, os físicos estão partindo para a implementação de uma rede híbrida, que consiga combinar as melhores capacidades dos diferentes sistemas e fazer com que eles conversem entre si.

Vários experimentos já demonstraram a transferência confiável de informações quânticas entre nós idênticos, mas esta é a primeira vez que isso foi feito com uma rede híbrida, na qual os nós são tecnologias diferentes para guardar e processar a informação.

Conexão de qubits diferentes

A equipe do Instituto de Ciências Fotônicas (ICFO), na Espanha, usou dois nós quânticos muito diferentes: o nó emissor é uma nuvem de átomos de rubídio refrigerada a laser, enquanto o nó receptor é um cristal dopado com íons do elemento praseodímio.

No gás frio, eles geraram um bit quântico codificado em um único fóton com um comprimento de onda de 780 nanômetros (nm). O fóton foi a seguir convertido para o comprimento de onda usado em comunicações por fibra óptica (1552 nm) para demonstrar que esta rede poderia ser completamente compatível com a atual faixa de banda C de telecomunicações. Finalmente, o fóton foi enviado através de uma fibra óptica de um laboratório para o outro.

Uma vez no segundo laboratório, o comprimento de onda do fóton foi convertido para 606 nm, para que ele interagisse corretamente e transferisse seu estado quântico para o nó receptor de cristal. Após a interação com o cristal, o qubit fotônico foi armazenado no cristal por aproximadamente 2,5 microssegundos e recuperado com uma confiabilidade muito alta.

Além de transmitir bits quânticos por meio de fótons individuais, a capacidade de realizar conversões entre qubits fotônicos no comprimento de onda da banda C de telecomunicações mostra que esses sistemas seriam compatíveis com as redes de telecomunicações atuais, um pré-requisito importante para que os primeiros computadores quânticos sejam diretamente conectados à rede e falem com os computadores eletrônicos.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/