
POR SALVADOR NOGUEIRA
COMO LANÇAR UM CARRO
Se você precisa transformar uma má notícia numa boa notícia, pode contar com o gênio de Elon Musk. Veja só o jeito que ele escolheu para anunciar que o primeiro foguete de alta capacidade da SpaceX, o Falcon Heavy, não vai ser lançado até o final do ano, como originalmente previsto. Musk anunciou que o foguete deve subir em janeiro, com uma carga especialíssima — um automóvel.
DE COLEÇÃO
Maluco? Não, imagina. Mas fica ainda mais interessante. O veículo escolhido será um Roadster, o primeiro modelo de carro fabricado pela companhia de veículos elétricos de Musk, a Tesla. O que estará a bordo do Falcon Heavy é do próprio Musk, e vem numa cor que só ele tem: cereja da meia-noite. A decolagem deve acontecer da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, de onde partiu também a Apollo 11, primeira missão tripulada a pousar na Lua.
AO SOM DE BOWIE
Quer mais? O veículo foi equipado com um sistema de som para que ele possa tocar a canção “Space Oddity”, de David Bowie, durante o emocionante lançamento ao espaço. Traduzindo o título, seria algo como “esquisitice espacial”.
TUDO VERMELHO
Calma, ainda não acabou. Sabe para onde esse Roadster vermelho de colecionador deve ir? Para a órbita de Marte. Elon Musk vai fazer do seu carro o primeiro veículo privado a ir até o planeta vermelho. Falo em “veículo” aí em seu sentido “lato sensu”, claro. Mas pode apostar que teremos câmeras a bordo.
CONSERVADO
Na órbita de Marte, ele poderá permanecer preservado — salvo por danos menores de impactos de meteoroides –por até 1 bilhão de anos, segundo Musk. O que fará dele também uma incrível peça de museu para ser resgatada pelas colônias marcianas do futuro.
RISCOS NA LATARIA
Claro, tudo isso só vai acontecer se tiver sucesso o voo inaugural do Falcon Heavy, uma versão turbinada do seu foguete reutilizável Falcon 9 — algo que não costuma acontecer no primeiro lançamento de um novo foguete. Janeiro promete fortes emoções.
FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br
Comentários
Postar um comentário