![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie5jNwJv_MuwLRma3iC1dn-XO5VFHed-GFCPu5dyRvcXt-4aygDHOh0YwrE950UYZkwhqOtWIT3PjtmI5xSQNNbpChXm7wyxij7cHHehyphenhyphenVpkzsr44ifceICfGnkdSHvr-bFTJrZ3kLaDJs/s1600/3.jpg)
Aeronave teve um encontro próximo na Escócia durante o crítico momento da aterrissagem
Sistemas de alerta a bordo da aeronave não detectaram o intruso; caso está sendo investigado pela autoridade aeronáutica, e foi relatado em um fórum onde pilotos descrevem situações de risco que experimentaram
O site UK Airprox Board é um fórum de discussão para profissionais da aviação, onde são descritas situações de risco chamadas "airprox". A palavra descreve qualquer incidente no qual, na opinião de pilotos, controladores de voo ou outros profissionais, a distância entre aeronaves, suas posições relativas ou velocidade não estavam de acordo com as normas, comprometendo a segurança de voo. Um post nesse fórum descreve um incidente acontecido em 26 de maio último, nas proximidades do Aeroporto de Glasgow.
O piloto de uma aeronave Airbus A320 de uma empresa aérea britânica escreveu que estava a aproximadamente 5,5 quilômetros na aproximação final da Pista 23 do aeroporto, quando a tripulação observou uma luz de cor laranja adiante e um pouco acima do avião. O objeto viajava em direção oposta à da aeronave, e finalmente passou a uma distância estimada entre 30 e 60 m do A320. Oficiais da autoridade aeronáutica investigaram o incidente e não conseguiram determinar a identidade do objeto. Sites de notícias que divulgaram a informação reportam que têm sido cada vez mais comuns a presença de drones ou Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) em situações de risco nas proximidades de aviões e aeroportos.
Felizmente pilotos e controladores de voo têm se mostrado capazes de identificar com facilidade esses intrusos. O piloto do A320 afirma em seu post que chegou a tomar o objeto que observou como um drone, mas os próprios investigadores afirmam que era algo desconhecido. O sistema de alerta de colisão da aeronave não detectou nada de anormal durante o incidente, porém o centro de controle de Glasgow divulgou que foi detectada uma esteira de condensação a cerca de 2,4 km do avião, 28 segundos depois que a tripulação havia avistado o objeto. Outros incidentes semelhantes já ocorreram em Glasgow, como em 2013, quando um avião levando 180 passageiros quase colidiu com um objeto não identificado exibindo cores azul, amarelo e prateado.
https://www.airproxboard.org.uk/home/
FONTE: REVISTA UFO
Comentários
Postar um comentário