Pular para o conteúdo principal

Imagem mais detalhada já registrada de uma estrela traz também um mistério



Existem alguns lados negativos em novas observações, e confusão pode ser um deles. Novas imagens estelares trazem mistérios que vão exigir mais tempo e esforço para serem compreendidos. Isso é compensado pelo quão detalhadas podem ser essas imagens produzidas pelos cientistas. E, é claro, cientistas gostam de ouvir que têm mais trabalho a fazer.

Uma equipe usando o Very Large Telescope Interferometer (VLTI), no Observatório Paranal, no Chile, capturou essa imagem incrivelmente detalhada da superfície da brilhante estrela Antares. Essa é provavelmente a imagem mais detalhada de uma estrela já registrada (até mais do que isso aqui). Ainda assim, as novas observações trouxeram incerteza na forma de aglomerados de gás se movendo rapidamente na atmosfera de Antares.

“A convecção por si só não explica os movimentos turbulentos e a extensão atmosférica observados”, escrevem os autores no artigo, publicado na semana passada no periódico Nature, “sugerindo a operação de um processo ainda a ser identificado na atmosfera estendida”.


Esta imagem mostra o mapa de velocidade de gás na superfície de Antares, onde vermelho são as coisas se distanciando de nós e azul, se aproximando de nós. O anel preto é um local para o qual não havia dados disponíveis. Imagem: ESO/K. Ohnaka

Antares é a estrela mais brilhante da constelação Scorpius, uma supergigante vermelha a apenas cerca de 555 anos-luz de distância da Terra. Ela tem raio cerca de 883 vezes maior que o do Sol. Se Antares fosse a estrela central em nosso próprio Sistema Solar, ela engoliria a órbita de Marte. Os pesquisadores observaram a luz infravermelha da estrela em cinco dias em 2014, usando quatro telescópios por meio de um processo chamado interferometria, tirando dados de vários telescópios sincronizados e combinando as observações posteriormente, transformando-as em um enorme telescópio. Então, reconstruíram a imagem com um algoritmo de análise especial.


Versão de um artista para a estrela supergigante vermelha Antares. (Imagem: ESO/M. Kornmesser)

Além do detalhe, os pesquisadores descobriram gases se movendo rapidamente — a cerca de 20 quilômetros por segundo — para longe, dentro da atmosfera da estrela. Mas a equipe percebeu que a convecção, processo pelo qual a matéria circula ao aquecer e resfriar como se estivesse em uma panela fervendo, não poderia ser responsável pelo quão longe o gás viajou — cerca de 1,7 vez o raio da estrela. Eles notaram que a Betelgeuse, estrela de quem esses astrônomos roubaram o título de imagem mais detalhada já feita, tem um movimento parecido, mas o gás só se move com um quarto da velocidade do observado agora.

“O próximo desafio segue sendo identificar o mecanismo de condução responsável pelos movimentos turbulentos observados”, escrevem os autores.

Como sempre, com novos dados vêm novos mistérios. Tem uma série de coisas que simplesmente não sabemos sobre o universo em que vivemos.

[Nature]

Imagem do topo: ESO/K. Ohnaka

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/