
Está vendo aquele pontinho azul, meio apagado, no meio dessa imagem da NASA? Esse é o rover Curiosity, percorrendo seu caminho nos declives rochosos do Monte Sharp, em Marte. O lander robótico, agora chegando ao seu quinto ano de operação, nunca pareceu tão solitário.
A notável imagem foi capturada em 5 de junho de 2017, por uma câmera a bordo do Orbitador de Reconhecimento de Marte, da NASA, que registra várias imagens do corajoso pequeno rover explorador de planetas todos os anos, de acordo com a agência. O Curiosity aparece como um borrão azul em meio a um grupo intimidador de rochas, penhascos e areia escura. Quando a imagem foi tirada, a sonda estava a caminho do topo de uma colina, para uma área que contém afloramentos de hematita. Os controladores da missão continuam procurando por evidências de habitabilidade prévia no Planeta Vermelho.

Imagem ampliada (Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona)
Se as cores nessa imagem parecem exageradas, é porque são mesmo. Os contrastes deliberados foram feitos para mostrar as diferenças nos materiais da superfície de Marte, o que faz o rover parecer mais azul do que é de fato.
Segue em frente na exploração, Curiosity! Estamos todos torcendo por você, apesar de suas rodas estarem ficando bem gastas e de você estar a 387 milhões de quilômetros de distância.
[NASA]
Imagem do topo: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona
FONTE: GIZMODO BRASIL
Comentários
Postar um comentário