Pular para o conteúdo principal

Partículas cósmicas são encontradas no telhado das casas


A poeira cósmica urbana é maior e tem cristalização diferente da encontrada até agora. [Imagem: Matthew J. Genge et al. - 10.1130/G38352.1]

Poeira das estrelas

Há muito tempo se sabe que a poeira cósmica desce atmosfera abaixo, não necessariamente se queimado na entrada como ocorre com os pedregulhos maiores - ou mesmo sendo resultado da explosão desses corpos maiores.

O grande problema é separar a poeira cósmica da poeira terrestre. Até agora, os cientistas têm feito isto na Antártica, onde a atmosfera é mais limpa e os grãos são conservados intactos no gelo há centenas ou milhares de anos.

Agora, pela primeira vez, uma equipe do Imperial College de Londres demonstrou que é possível identificar e separar a poeira cósmica até mesmo nos telhados das casas das grandes cidades - eles demonstraram sua técnica em Paris (França), Berlim (Alemanha) e Oslo (Noruega).

"A vantagem óbvia para esta nova abordagem é que é muito mais fácil rastrear a origem das partículas cósmicas se elas estiverem em nosso quintal," disse o pesquisador Matthew Genge.

Poeira cósmica veloz

A técnica mostrou também outra vantagem inesperada: as partículas cósmicas encontradas são bem maiores do que as coletadas até agora na Antártica.

Enquanto a poeira incrustada no gelo antártico tem grãos na faixa de 0,01 milímetro, a poeira cósmica urbana tem grãos na faixa de 0,3 milímetro. Elas também apresentam uma cristalização diferente das partículas muito mais antigas da Antártica.

As diferenças podem estar ligadas a mudanças nas órbitas da Terra e de Marte, por exemplo, ao longo de milhões de anos, especula Genge. Distúrbios gravitacionais resultantes dessas mudanças podem ter influenciado a trajetória das partículas à medida que elas avançavam pelo espaço, o que pode ter gerado um efeito sobre a velocidade com que elas atingem a atmosfera da Terra.

"Esta descoberta é importante porque, como analisamos a poeira cósmica fóssil coletada de rochas antigas para reconstruir uma história geológica do nosso Sistema Solar, então precisamos entender como essa poeira é alterada pela atração contínua dos planetas," disse ele.

A análise da cristalização exterior das partículas mostrou que elas devem ter entrado na atmosfera terrestre a uma velocidade de 12 km/s, o que torna a poeira cósmica urbana as partículas mais velozes já encontradas na Terra.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/