Pular para o conteúdo principal

Livro conta a história dos astrônomos que deram início à exploração solar


(ILUSTRAÇÃO: BÁRBARA MALAGOLI)

Astrofísico dedicou cinco anos de sua vida aos estudos solares dos séculos 18 e 19

Jornalista e astrofísico, Stuart Clark passou cinco anos de sua vida cortejando os reis do Sol. Durante o período, pesquisou sobre os astrônomos europeus pioneiros nos estudos solares dos séculos 18 e 19, principalmente o britânico Richard Carrington. Clark fala sobre seu livro recém-lançado no Brasil, Os Reis do Sol (Editora Record).

Houve algum fato em particular que tenha descoberto durante a pesquisa que o intrigou muito?
Em uma carta particularmente pungente, Carrington lamentava que tempos difíceis poderiam forçá-lo a vender seu observatório: estava tão claramente aflito que minha vontade era voltar pelos séculos e confortá-lo como a um amigo.

Como os Reis do Sol deram à luz a astronomia moderna?
Antes, a astronomia apenas mapeava as estrelas para a navegação. A tempestade solar gigante de 1859 fez os astrônomos quererem entender a natureza dos astros, em vez de só aceitá-los como luzes cintilantes no céu. Viraram astrofísicos.

E se essa tempestade viesse hoje?
Nossa tecnologia estaria em perigo. Em 1989, uma tempestade solar bem menor deixou milhões sem luz no Canadá. Podemos nos proteger prevendo as tempestades. Espaçonaves teriam de ser desligadas. Malhas inteligentes podem “aterrar” correntes excessivas e dissipar a energia com segurança, em vez de canalizá-la para os transformadores.

O que poderíamos aprender com um evento desse porte?
Monitoramos o Sol constantemente e aprendemos sobre o clima espacial. O evento observado por Carrington é o “cenário pesadelo”. Ainda bem que é raro, espero que se passem séculos antes de vermos algo dessa magnitude. Se ocorresse amanhã, aprenderíamos quão robusta é nossa tecnologia. E veríamos auroras incríveis!

A tempestade descrita no livro mostrou que somos vulneráveis. Como isso mudou o entendimento de nosso lugar no cosmos?
A raça humana está conectada ao Sol da mesma forma que os antigos egípcios eram ligados ao Nilo. Não podiam controlar as inundações, mas precisavam delas para as colheitas. Nós precisamos da luz e do calor do Sol, mas não temos controle das tempestades que ameaçam nossa tecnologia. Essa percepção mostrou como somos pequenos no grande esquema das coisas. Foi uma experiência que nos ajudou a olhar para o cosmos com a admiração que persiste até hoje.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/