Pular para o conteúdo principal

Estrelas binárias disparam raio pulsante misterioso


A anã branca em rotação rápida (à direita) acelera elétrons até quase a velocidade da luz. Estas partículas atingem a anã vermelha (à esquerda), fazendo com que todo o sistema pulse drasticamente a cada 1,97 minuto. [Imagem: M. Garlick/University of Warwick/ESO]

Binário misterioso

Astrônomos descobriram um novo tipo de sistema binário tão exótico que está difícil desvendar o que realmente está acontecendo por lá.

O sistema estelar AR Scorpii, ou AR Sco, situado na constelação do Escorpião, a 380 anos-luz de distância da Terra, é composto por uma anã branca, do tamanho da Terra mas com cerca de 200 mil vezes mais massa, e por uma anã vermelha fria, com um terço da massa do Sol. Elas estão muito próximas uma da outra, orbitando-se mutuamente a cada 3,6 horas.

Desse sistema emerge um pulso de radiação de espectro muito largo, indo do ultravioleta até as ondas de rádio. Esse pulso brilha como um farol, surgindo e desaparecendo a cada 1,97 minuto (pouco mais de 118 segundos).

Tudo ainda é muito misterioso, mas o que os astrônomos acreditam estar acontecendo lá é o seguinte: Altamente magnetizada e girando muito depressa, a anã branca acelera elétrons até quase à velocidade da luz. À medida que essas partículas de alta energia deslocam-se no espaço, elas liberam a radiação em um raio semelhante a um farol, que atinge a anã vermelha fria, em um processo de interação que produz o pulso de radiação, que vai do ultravioleta ao rádio.

Ainda não está claro como esses elétrons viram um feixe, mas a radiação emitida ao longo de uma grande gama de frequências indica a emissão de elétrons acelerados em campos magnéticos, o que poderia ser explicado pela anã branca em rotação. A fonte propriamente dita dos elétrons, contudo, é outro mistério - não está claro se ele está mesmo associado à própria anã branca ou à sua companheira mais fria.


Registro das pulsações do binário, que parece um relógio cósmico. [Imagem: T. R. Marsh et al. - 10.1038/nature18620]

Astrônomos amadores e profissionais

A AR Scorpii foi descoberta no início da década de 1970 e as suas flutuações de brilho regulares a cada 3,6 horas fizeram com que ela fosse erroneamente classificada como uma estrela variável isolada. Tudo começou a mudar quando, em maio de 2015, um grupo de astrônomos amadores da Alemanha, Bélgica e Reino Unido percebeu que aquela eventual estrela se comportava de um modo nunca antes observado.

Avisados pela equipe amadora, os astrônomos acadêmicos começaram então as observações com vários telescópios, em terra e no espaço, até chegarem à interpretação publicada agora.

Uma pulsação semelhante já havia sido observada anteriormente, mas vinda de estrelas de nêutrons, alguns dos corpos celestes mais densos conhecidos no Universo, e não de anãs brancas.

"Conhecemos estrelas de nêutrons pulsando há quase 50 anos e algumas teorias previam que as anãs brancas poderiam também apresentar um comportamento semelhante. É muito entusiasmante termos descoberto um sistema assim, e é também um exemplo fantástico de colaboração entre astrônomos amadores e profissionais," disse Boris Gänsicke, da Universidade de Warwick, no Reino Unido.



FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/