Pular para o conteúdo principal

Astronautas treinam para missão espacial em caverna


O treinamento envolveu todos os aspectos de uma missão espacial real, da liderança à realização de experimentos e coleta de amostras. [Imagem: ESA/V. Crobu]

Cavernas alienígenas

Uma equipe de seis astronautas da China, Espanha, EUA, Japão e Rússia completou um treinamento de seis dias para a simulação de uma missão de exploração em outro planeta.

O exercício foi feito em uma série de cavernas na região da Sardenha, na Itália.

O ambiente nas cavernas é de fato um tanto "alienígena" em comparação com as paisagens da superfície, mas será muita sorte se os astronautas encontrarem ambientes tão espetaculares em outros planetas e luas.

A ESA (Agência Espacial Europeia) se esmerou em recriar o que se pode esperar de uma missão espacial real com a maior fidelidade possível.

O programa de treinamento incluiu caminhadas nas irregulares trilhas subterrâneas, conferências de planejamento diárias, como as realizadas na Estação Espacial Internacional, realização de experimentos científicos, transporte de equipamentos, coleta de imagens e amostras e, claro, uso de "comida espacial".

Será muita sorte se os astronautas encontrarem ambientes tão espetaculares em outros planetas e luas. [Imagem: ESA/V. Crobu]

Exercícios de liderança

Os seis cavernautas foram colocados realmente à prova nos exercícios de comportamento humano e habilidades de desempenho, o que foi enriquecido pela multiculturalidade da equipe, com as diferentes abordagens de liderança, execução de ordens, trabalho em equipe e tomada de decisão.

Cada astronauta desempenhou um papel durante a expedição subterrânea: o japonês Aki Hoshi partilhou as funções de comandante e os deveres do acampamento com Ricky Arnold, da NASA, trocando o comando na metade da missão. O chinês Ye Guangfu foi o pesquisador e engenheiro de dados da equipe, enquanto o russo Sergei Korsakov ficou com as funções de engenharia de foto e vídeo. O astronauta da ESA Pedro Duque foi o cientista da expedição para geologia, microbiologia e ciência ambiental, enquanto Jessica Meir, da NASA, foi a bióloga.


A equipe acredita estar pronta para sair das profundezas rumo ao espaço. [Imagem: ESA/V. Crobu]

Mapeamento em 3D

Além do treinamento dos próprios astronautas, a missão simulada serviu também para testar novas técnicas para fazer modelos exatos em 3D de objetos e do ambiente usando câmeras fotográficas normais, uma tecnologia que poderá ser usada em explorações futuras de outros planetas.

Além do mapeamento do terreno, a equipe recolheu amostras do ambiente e seres vivos que encontraram.

"Além de preparar os astronautas para o voo espacial, este curso nos ensina como passar da Estação Espacial para expedições mais autônomas, onde os astronautas serão mais responsáveis pela segurança, planejamento e manutenção do equipamento," disse Loredana Bessone, gerente do programa, que também passou os seis dias no subsolo com a equipe.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/