Pular para o conteúdo principal

Radar quântico encontra aviões invisíveis e células doentes


O conversor acopla quanticamente as micro-ondas e as ondas de luz durante a emissão, enquanto o receptor converte as micro-ondas que retornam em ondas de luz para a detecção. [Imagem: Shabir Barzanjeh et al. (2015)]

Entrelaçamento

Um radar quântico poderá ser capaz não apenas de tornar ineficazes as camuflagens dos atuais "aviões invisíveis", como também inaugurar uma nova era na captura de imagens médicas.

Stefano Pirandola e seus colegas da Universidade de Iorque, no Reino Unido, projetaram um sistema híbrido que usa a correlação quântica entre feixes de micro-ondas e feixes de luz para detectar objetos de baixa reflexividade.

Como esse radar quântico funciona em níveis de energia muito mais baixos do que os radares convencionais, ele poderá ser usado em biomedicina, incluindo detecção de células doentes e exames de ressonância nuclear magnética - e, mais no futuro, na detecção dos aviões invisíveis.

Entrelaçamento

A equipe de Pirandola desenvolveu o novo sistema usando um conversor especial de dupla cavidade que acopla o feixe de micro-ondas ao feixe óptico usando um nano-oscilador mecânico.

Esse conversor produz o fenômeno quântico do entrelaçamento entre as micro-ondas e as ondas de luz durante a emissão do sinal. Rastreando o entrelaçamento, torna-se possível detectar reflexões do sinal muito mais fracas do que as detectáveis pelos radares tradicionais.

O funcionamento do radar é baseado no fenômeno conhecido como iluminação quântica, que está sendo usado também para desenvolver novos tipos de câmeras digitais.

Radar da saúde

O Dr. Pirandola reconhece que um radar quântico para uso aeronáutico ou ambiental ainda dependerá de vários melhoramentos que aumentem o alcance e tornem o sistema robusto o suficiente para operar em ambiente aberto, mas espera que seu uso biomédico chegue mais rápido.

Segundo ele, a medição do entrelaçamento quântico, uma "propriedade não-invasiva, é particularmente importante para aplicações biomédicas de curta distância. No longo prazo, o esquema poderá ser operado para detectar a presença de defeitos em amostras biológicas ou tecidos humanos de uma forma completamente não-invasiva, graças ao uso de um pequeno número de fótons quanticamente correlacionados".

Análises não-invasivas desse tipo significariam a realização de exames, para avaliação de tumores, por exemplo, sem a necessidade de biópsias.

"Nosso método poderá ser utilizado para fazer espectroscopia de ressonância magnética nuclear não-invasiva de proteínas frágeis e ácidos nucleicos. Na medicina, estas técnicas podem potencialmente ser aplicadas com o objetivo de reduzir a dose de radiação absorvida pelos pacientes," concluiu ele.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/