Pular para o conteúdo principal

Após mais de sete anos, sonda da NASA chega a misterioso planeta-anão



A NASA acaba de confirmar que a sonda Dawn entrou na órbita do planeta-anão Ceres: é a primeira vez que a humanidade envia uma espaçonave para lá. O objetivo? Descobrir segredos sobre o início do sistema solar.

A sonda ficará no lado escuro de Ceres durante um mês: por isso, ela só deve capturar e enviar novas fotos do planeta-anão em abril – é quando sua principal missão científica vai começar.


E os astrônomos já têm alguns mistérios a resolver. Em 19 de fevereiro, a Dawn tirou fotos da superfície de Ceres e encontrou dois pontos muito brilhantes. Será que um asteroide expôs gelo da parte interna? Seriam depósitos de mineral criados por gêiseres?

Carol Raymond, pesquisadora da missão Dawn na NASA, diz que esses pontos “são únicos no sistema solar”, e que o mistério “nos deixou bem entusiasmados em resolvê-lo”.

Como explica o USA Today, cientistas sabem que Ceres já teve um oceano gelado em seu núcleo, e provavelmente ainda o tem. É possível que a radioatividade no interior do planeta derreteu parte do gelo, criando um lago ou um mar.

Mark Sykes, membro da equipe científica da sonda, diz ao USA Today: “isso levanta a questão, se água é igual a vida, a vida poderia ter evoluído sob a superfície de Ceres?” A Dawn vai procurar por ela na superfície do planeta-anão.


Crédito: NASA/JPL

Ceres foi descoberto em 1801; na verdade ele é o primeiro objeto encontrado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Dois séculos depois, estamos prestes a compreendê-lo melhor, graças à exploração espacial. O planeta-anão está a 500 milhões de quilômetros da Terra.

A sonda foi lançada em 2007, em uma missão de US$ 473 milhões, para explorar dois corpos celestes no cinturão de asteroides. Em 2011, ela visitou o asteroide Vesta; agora é a vez do planeta anão Ceres.

Ambos surgiram no início da formação do sistema solar, mas se desenvolveram de forma diferente. O Vesta é um objeto seco e possui uma superfície desgastada; o Ceres, no entanto, tem uma superfície de minerais e água. A ideia é comparar a evolução de ambos e “avançar bastante o nosso conhecimento de como o sistema solar se formou”, segundo a NASA.



Como explicamos, a Dawn terá diferentes fases da órbita enquanto se aproxima do Ceres numa trajetória em espiral:

agora, a sonda está na “órbita de reconhecimento”, e ficará nela por três semanas;
depois, ela entrará na órbita de mapeamento de alta altitude (HAMO), a 1.470 km do planeta-anão, o que demorará seis semanas; a sonda ficará dois meses nessa órbita;
por fim, ela vai chegar a 375 km de distância na órbita de mapeamento de baixa altitude (LAMO), onde ele irá coletar dados até o final da missão.
A Dawn ficará na órbita de Ceres por anos, mesmo após a sua missão principal terminar em junho de 2016: não há combustível (hidrazina) o suficiente para missões em outros lugares do Sistema Solar.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/