Pular para o conteúdo principal

Descoberta nova quasipartícula: o Dropleton


A gota quântica - dropleton - forma-se no interior de um semicondutor graças a um arranjo inusitado de elétrons (cargas negativas) e lacunas (cargas positivas). [Imagem: A. E. Almand-Hunter et al./Nature]

Líquido elétrico

Físicos descobriram uma nova quasipartícula que se forma no interior de materiais semicondutores.

O mais interessante é que a quasipartícula tem propriedades típicas de um líquido - uma espécie de "líquido elétrico", já que é formada por cargas elétricas positivas e negativas.

Quasipartículas são compostas de partículas mais elementares, geralmente surgem dentro de materiais sólidos e agem em conjunto de uma forma previsível.

O exemplo mais conhecido é o exciton, um emparelhamento de um elétron (negativo) e uma lacuna (positiva), um lugar na estrutura de energia do material onde deveria haver um elétron, mas não há.

A nova quasipartícula é um aglomerado de elétrons e lacunas, com a diferença de que, ao contrário do que ocorre nos excitons, os elétrons e lacunas não ficam pareados.

Gota quântica

Os pesquisadores chamaram a quasipartícula de "gota quântica" porque ela tem características quânticas, como níveis de energia bem ordenados, mas também tem algumas das características de um líquido - ela pode ter ondas, por exemplo.

Mas ela tem também diferenças de um líquido comum, como a água, porque a gota quântica tem um tamanho finito - superado esse tamanho, a associação entre elétrons e lacunas desaparece.

Seguindo a nomenclatura padrão, a quasipartícula recebeu então o nome de dropleton, de droplet, gota em inglês.

Embora a vida útil do dropleton seja de fugazes 25 picossegundos (bilionésimos de segundo), a gota quântica é estável o suficiente para permitir estudos sobre a forma como a luz interage com a matéria.


A quasipartícula tem propriedades típicas de um líquido, podendo até ter ondas. É uma espécie de "líquido elétrico", já que é formada por cargas elétricas positivas e negativas. [Imagem: Baxley/JILA]

"Quanto a benefícios práticos, ninguém vai construir uma geringonça usando gotas quânticas. Mas haverá benefícios indiretos em termos de melhorar a nossa compreensão de como os elétrons interagem em várias situações, inclusive em dispositivos optoeletrônicos," disse o professor Steven Cundiff, do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia dos Estados Unidos.

Dropleton

A nova quasipartícula foi criada disparando um laser ultrarrápido - cerca de 100 milhões de pulsos por segundo - sobre um semicondutor chamado arseneto de gálio.

Os pulsos inicialmente formam excitons, que viajam bem em semicondutores. Conforme a intensidade do pulso de laser aumenta, mais pares elétron-lacuna são criados.

Quando a densidade de excitons atinge um nível crítico, forma-se uma gota quântica, ou dropleton. Nesse ponto, o emparelhamento elétron-lacuna desaparece e uns poucos elétrons ocupam posições em torno de cada lacuna.

Assim, os elétrons com carga negativa, e as lacunas com carga positiva, criam uma gota que é aparentemente neutra.

De outro ponto de vista, os dropletons são como bolhas mantidas coesas brevemente pela pressão do plasma gerado pelo laser.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/