Pular para o conteúdo principal

Células vivas são vistas em 3D ao natural


O maior potencial da tomografia por difração de luz branca é a capacidade de estudar células em três dimensões ao longo do tempo. No detalhe, uma imagem final obtida pela técnica. [Imagem: Taewoo Kim et al./Nature Photonics]

Vendo de verdade

Cientistas conseguiram fazer imagens do interior de uma célula viva sem depender de corantes: eles usaram apenas um microscópio convencional e luz branca.

A nova técnica, chamada tomografia por difração de luz branca (ou WDT: white-light diffraction tomography), vai permitir finalmente estudar as células vivas sem qualquer intromissão em seu funcionamento.

"Um dos focos principais do imageamento celular é tentar entender como as células funcionam, ou como elas respondem aos tratamentos, por exemplo, durante terapias de câncer," analisa o professor Gabriel Popescu, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

"Se você precisa adicionar corantes ou agentes de contraste para estudá-las, essa preparação afeta as funções próprias das células, interferindo com o seu estudo. Com a nossa técnica, nós podemos ver os processos conformes eles acontecem, sem interferir com seu comportamento habitual," explicou ele.

Como usa luz branca, a nova técnica permite observar as células em seu estado natural, sem expô-las a agentes químicos, radiação ultravioleta ou forças mecânicas - os três outros métodos utilizados em técnicas de microscopia celular.

As imagens 3-D são uma combinação de várias imagens transversais, como no caso da ressonância magnética ou da tomografia computadorizada. O microscópio altera o foco para ir atingindo a profundidade da célula, capturando imagens bem focadas de vários planos. Em seguida, um programa usa um modelo teórico para gerar uma renderização tridimensional.

O maior potencial da tomografia por difração de luz branca, segundo os pesquisadores, é a capacidade de estudar células em três dimensões ao longo do tempo.

Como as células não são alteradas durante a visualização, elas podem ser fotografadas repetidamente, permitindo vislumbrar a dinâmica de uma célula durante sua vida - ou como ela se comporta quando é tratada com um novo medicamento.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/