Pular para o conteúdo principal

Megaobservatório faz imagem com cem galáxias em poucas horas


Imagem de mais de cem galáxias obtida pelo Alma (Foto: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), J. Hodge et al., A. Weiss et al., NASA Spitzer Science Center)

Telescópio Alma, recém-inaugurado no Chile, é o mais poderoso do mundo.
Registro teria levado uma década com telescópios tradicionais.

O radiotelescópio Alma, o observatório mais poderoso do mundo inaugurado em março no norte do Chile, conseguiu elaborar um mapa de mais de cem das galáxias com maior formação estelar no universo antigo em algumas horas, informou o observatório.

A informação disponível até agora sobre este grupo de galáxias, que são chave para o conhecimento sobre a formação e a evolução das galáxias ao longo da história do universo, tinha sido compilada em mais de uma década de observações com telescópios de capacidade inferior à do Alma.
Como o grupo de galáxias está coberto por poeira estelar que as escurece, sua identificação é difícil de fazer com telescópios de luz visível, e só é possível detectá-las com instrumentos que medem as ondas métricas ou submilimétricas, como o faz a Alma, que quando estiver totalmente operacional contará com 66 antenas capazes de funcionar como uma só.
As observações feitas até agora eram difusas e por não saber exatamente qual destas galáxias estava formando estrelas, os astrônomos viam atravancados seus estudos sobre a formação das estrelas no universo remoto.
Usando apenas 16 das 66 antenas na fase inicial do projeto, a equipe de astrônomos não só conseguiu identificar quais galáxias tinham regiões ativas em formação estelar, senão que em mais da metade dos casos descobriram que muitas galáxias com formação estelar tinham sido confundidas com uma única em observações anteriores.
"Antes pensávamos que as mais brilhantes destas galáxias formavam estrelas com uma intensidade milhares de vezes maior que a da nossa própria galáxia, a Via Láctea, correndo o risco de se autodestruir", afirmou, em um comunicado, o pesquisador Alexander Karim, da Universidade de Durham, no Reino Unido.
"As imagens do Alma revelam múltiplas galáxias, menores, formando estrelas em ritmos mais razoáveis", acrescentou Karim.
"Se os comparamos com outros telescópios do tipo, Alma é tão sensível que, em poucas horas conseguiu duplicar o total de observações feitas por este tipo de telescópios", acrescentou a nota.
O Grande Conjunto de Radiotelescópios do Atacama (Alma, na sigla em inglês), com 66 antenas de 7 a 12 metros de diâmetro, está situado na árida Planície Chajnantor, mais de 5 mil metros acima do nível do mar, nas proximidades do povoado de San Pedro de Atacama, 1.600 km ao norte de Santiago.

FONTE: G1.COM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/