
Os cientistas detectaram moléculas maiores, que estão no espaço, em uma nuvem de poeira cósmica em torno de uma estrela distante.
Estas moléculas de carbono conhecido como fulerenos ou buckyballs, que são moldados como uma bola de futebol e que foram descobertas na Terra á 25 anos atrás, quando foram produzidas em laboratório.
Fulerenos são a "terceira forma de carbono após o grafite e o diamante, e pode ser em forma de esferas, elipsóides ou cilindros.
E por causa de sua estrutura extraordinária, os químicos chamam de "a molécula mais bonita."
Como os investigadores relatam na revista Science, os fulerenos observados com o telescópio Spitzer da NASA, são constituídos por 60 átomos de carbono dispostos em uma esfera tridimensional.
Os átomos se unem em padrões alternados de hexágonos e pentágonos que, numa escala molecular, são exatamente como uma bola de futebol.
Os compostos pertencem à classe dos fulerenos Buckminsterfulerenos , chamada em homenagem ao arquiteto Richard Buckminster Fuller, que projetou a cúpula geodésica de que são tão semelhantes.
A descoberta foi realizada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá.
Quando o telescópio detectou emissões nesses comprimentos de onda os cientistas sabiam que estavam assistindo a um sinal de moléculas maiores que ja foram encontrados no espaço.
O sinal veio de uma estrela no hemisfério sul na constelação de Ara , a 6.500 anos-luz de distância.
O professor Cami explica que, embora a descoberta não tenha sido surpreendente, mas é "muito emocionante".
"Muitos cientistas pensavam que estas moléculas existentes no espaço, porque são um material mais estável e durável ", diz o cientista.
"Assim, uma vez que estão no espaço seria muito difícil de destruir."
"Mas esta é uma prova clara de que existe um tipo totalmente novo de molécula."
Os pesquisadores querem agora estudar as propriedades únicas que são buckyballs com que eles possam desempenhar um papel importante nos processos físicos e químicos no espaço.
Comentários
Postar um comentário