Pular para o conteúdo principal

Simulação mostra o que acontece em colisões planetárias gigantes; veja vídeo!



Por Danielle Cassita

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Durham e Universidade de Glasgow, ambas do Reino Unido, utilizaram o supercomputador COSMA - sigla para Cosmology Machine - para um estudo a fim de mostrar o que aconteceria se enormes objetos, viajando a diferentes velocidades e ângulos, colidissem com um planeta parecido com a Terra. Assim, eles concluíram que essas colisões gigantescas poderiam causar graves consequências para planetas jovens, como perda atmosférica.

Nas simulações, eles observaram que um impacto lento poderia causar menor perda atmosférica do que uma colisão rápida e direta - que, inclusive, teria potencial para destruir também uma parte do manto do planeta, a camada que fica abaixo da crosta. Para Vincent Eke, co-autor do estudo, isso indica que a quantidade de atmosfera que pode ser perdida na colisão depende da "sorte" que o planeta terá no momento do impacto.

No vídeo abaixo, você confere a simulação em 3D:



"Sabemos que colisões planetárias podem causar efeitos dramáticos na atmosfera de um planeta, mas essa é a primeira vez que pudemos estudar as variações desses eventos violentos detalhadamente", explica Jacob Kegerreis, autor líder da pesquisa. Ele aponta, ainda, que essa é a forma simples que encontraram para prever quanta atmosfera seria perdida em um evento catastrófico como esse.

Na verdade, colisões do tipo fazem parte do histórico do nosso próprio planeta: acredita-se que a Lua se formou há 4,5 bilhões de anos devido à colisão de um planeta do tamanho de Marte com a Terra. Assim, a simulação realizada pelos pesquisadores sugere que isso pode ter tirado até 50% da atmosfera inicial da Terra, naquela época longínqua.

Essa pesquisa deverá permitir a realização de previsões sobre a erosão atmosférica causada pelo impacto de grandes objetos, e poderia fornecer dados para modelos da formação de planetas. "Esses modelos poderão nos ajudar a entender tanto o histórico da Terra como planeta habitável quanto a evolução de exoplanetas em volta de outras estrelas", comenta Kegerreis. Agora, nos próximos passos, eles realizarão outras simulações para mostrar o que poderia acontecer em colisões planetárias com objetos de massas e composições variadas.

FONTE: Space.com, Eurekalert via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/