Pular para o conteúdo principal

Cientistas encontram 28 quasares escondidos atrás de camadas de poeira


À esquerda, a ilustração de um quasar escondido por uma camada espessa de poeira; a brecha revela o centro galáctico em atividade. À direita, os círculos verdes indicam os quasares identificados, antes confundidos com galáxias ou buracos negros comuns (Imagem: Credit: NASA/CXC/Penn State/B.Luo et al)

Por Daniele Cavalcante

Embora os quasares sejam os maiores emissores de energia do universo, brilhando entre 100 e 1.000 vezes mais que uma galáxia inteira com cem bilhões de estrelas, nem sempre é fácil encontrar esses objetos. É que uma camada espessa de poeira pode cobrir um quasar por completo, tornando-o completamente invisível para os astrônomos.

Um quasar é formado por um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia, e nessas regiões costuma haver uma grande quantidade de gás e poeira - e também estrelas. Quando esses materiais caem em direção ao horizonte de eventos do buraco negro, o atrito da jornada rumo à extinção gera calor e luz, resultando no quasar.

Se muito gás e poeira entrarem no núcleo de uma só vez, o buraco negro ainda pode se alimentar com fartura e o quasar ainda vai brilhar, mas as camadas de poeira espessas podem bloquear essa luz, escondendo o fenômeno das lentes dos mais poderosos telescópios da Terra. Assim, os astrônomos podem olhar para um quasar, mas encontrarão apenas algo que parecerá um buraco negro se alimentando lentamente, ou mesmo apenas uma galáxia normal.

Para superar esse obstáculo, uma equipe de astrônomos realizou uma pesquisa sobre o universo profundo em vários comprimentos de onda, incluindo os raios-X, no Observatório Chandra. Com esse e outros instrumentos, eles conseguiram identificar 28 quasares que anteriormente estavam ocultos à vista de todos.

Ao comparar a emissão de raios-X esperada desses quasares com a emissão de raios-X real observada com o Chandra, os astrônomos concluíram que os buracos negros estavam se alimentando ativamente, porém envoltos em imensas camadas de poeira - até dez vezes mais poeira do que se pensava anteriormente.

Compreender esse processo será de grande importância para o estudo da evolução das galáxias. É que quando as galáxias ficam grandes, muito material chega ao núcleo. Quando o quasar se acende, no entanto, ele inunda a galáxia uma radiação extrema, interrompendo a formação de estrelas que normalmente ocorreria no centro galáctico, e expelindo material extra. Mas ainda há algumas perguntas para responder.

As massas das galáxias e seus buracos negros supermassivos estão correlacionadas, o que significa que quanto mais massiva a galáxia, mais massivo o buraco negro. Mas essa correlação ainda é pouco compreendidos e pesquisas como esta podem ajudar a solucionar o mistério.



FONTE: NASA/Chandra via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/