Pular para o conteúdo principal

Relembre três casos no RS envolvendo OVNIs e abduções que tiveram repercussão internacional


Suposta nave descrita por Berlet

Os recentes relatos de luzes desconhecidas no céu do litoral norte gaúcho e do litoral sul catarinense, quase na divisa com o Rio Grande do Sul, reativaram a memória popular sobre histórias envolvendo objetos voadores não identificados (óvnis) e abduções.

Segundo os ufólogos, o Brasil é o terceiro país com a maior incidência de aparições de óvnis no mundo. Perdendo apenas para o México e os Estado Unidos. No país, o Rio Grande do Sul está entre os 10 Estados brasileiros com mais ocorrências de avistamentos.

Pelo menos três casos ocorridos em solo gaúcho, envolvendo óvnis e contatos com seres alienígenas, marcam a história da ufologia no Brasil. Confira quais são eles:

O caso Berlet

Em Sarandi, o tratorista Artur Berlet afirmou ter sido levado por um disco voador em 14 de maio de 1958. Ele só voltou 11 dias depois. Na época, o caso de abdução ficou conhecido no mundo inteiro.

Berlet e o livro

O relato do tratorista foi rico em detalhes. Ele teria sido levado para o planeta Acart, a 65 milhões de quilômetros da Terra, e a viagem teria durado 38 horas. Os acartianos teriam um tipo físico semelhante aos humanos e se comunicavam com ele em alemão. O relato de Berlet foi publicado no livro "Da Utopia à Realidade, viagem real a um outro planeta".

O caso Westendorff

Na manhã de 5 de outubro de 1996, durante um voo no avião EMB 712 Tupi, o empresário e piloto Haroldo Westendorff observou um objeto de forma piramidal com extremidades arredondadas que girava em torno de si, sem emitir sons ou qualquer tipo de fumaça. O fato ocorreu sobre a Lagoa dos Patos, próximo a Pelotas, e durou cerca de 30 minutos.

O céu estava parcialmente nublado e, segundo o piloto, o objeto voador se movia lentamente na direção do Oceano Atlântico. Ele aproximou-se a uma distância de cerca de 300 metros e viu que a nave era formada por oito lados com saliências que pareciam ser janelas.

Reprodução da série Histórias Extraordinárias sobre o caso Westendorff

Situações ocorridas em solo gaúcho marcam a história da ufologia e são lembradas até os dias atuais

Dali mesmo, via rádio, contatou com a estação do Aeroporto de Pelotas e com o Centro de Controle de Espaço Aéreo de Curitiba. Nenhum confirmou a presença do óvni nos radares.

Westendorff, então, passou a contornar a nave enquanto ela se deslocava. Na segunda volta, relatou o empresário na época, a cúpula se abriu e um objeto com a forma de um disco saiu no sentido vertical, inclinou-se a 45 graus e voou rapidamente na direção do mar.

O disco era três vezes maior que o avião. A nave, então, soltou fachos avermelhados pela cúpula ainda aberta e voou em alta velocidade, desaparecendo no céu. O caso foi contado no episódio Mistério no Céu de Pelotas, na série Histórias Extraordinárias, da RBS TV.

O caso de Santo Ângelo

Em 25 de fevereiro de 1997, em Santo Ângelo, Vanda Polansky assistia tevê com os familiares quando ouviram o som parecendo o de um motor de uma moto. Ao sair na porta, Vanda deparou-se com bolas de luzes avermelhadas que subiram aos céus e desapareceram. A família Porazzi, vizinha de Vanda, também confirmou os mesmos sons. Os Porazzi viram um clarão forte que originou o fenômeno visualizado por Vanda. Cinco pessoas testemunharam a cena.

Duas noites depois, por volta das 22h, os mesmos sons foram novamente ouvidos pelos Porazzi. Na manhã seguinte, a lavoura de milho da família apresentava áreas amassadas. No mesmo dia, o então gerente de uma empresa da região encontrou uma área de 300 metros de uma plantação de pasto amassada em forma circular.

Em março daquele ano, ufólogos estiveram nos locais e constataram que o milharal apresentava galhos quebrados, plantas retorcidas, capim amassados e pegadas com três dedos e um risco na parte de trás. Foram encontrados besouros e borboletas mortos no local. A história ganhou os jornais, as rádios e a televisão.

FONTE: gauchazh.clicrbs.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/