Pular para o conteúdo principal

Descoberta estrela que pulsa de um lado só


A pulsação unilateral da estrela faz com que ela tenha o formato de uma gota.
[Imagem: Gabriel Pérez Díaz (IAC)]

Novo tipo de estrela pulsante

Duas equipes de astrônomos descreveram pela primeira vez uma estrela incomum, uma estrela binária que pulsa de um lado só.

A estrela que pulsa de apenas um lado está aqui mesmo na Via Láctea, a cerca de 1.500 anos-luz da Terra. Seu nome é HD74423 e ela tem 1,7 vezes a massa do Sol.

É o primeiro corpo celeste desse tipo a ser encontrado, embora os astrônomos esperem agora encontrar outros sistemas similares, à medida que a tecnologia para sondar o coração pulsante das estrelas melhora.

De fato, os dados vieram de equipamentos só recentemente instalados no Telescópio Europeu do Sul (ESO), no Chile. Estes equipamentos estão sendo usados para o Projeto SPECULOOS, que procura exoplanetas habitáveis orbitando estrelas frias. Dados do TESS, um telescópio espacial caçador de exoplanetas também foram usados.

A descoberta do comportamento incomum da estrela foi feita inicialmente pelo cientista-cidadão - ou astrônomo amador - Thomas Lee Jacobs. Duas equipes então se juntaram para descrever a própria estrela e o binário ao qual ela pertence. Outra novidade é que, por orientações recentes emitidas pelas próprias revistas científicas, os cientistas amadores agora aparecem como coautores dos estudos científicos publicados.

"Sabíamos teoricamente que estrelas como essa deveriam existir desde os anos 1980. Estou procurando uma estrela como essa há quase 40 anos e agora finalmente encontramos uma," comemorou o professor Don Kurtz, da Universidade de Lancashire Central, na Grã-Bretanha.

Estrela que pulsa de um lado só

Estrelas que pulsam são conhecidas há tempos. Nosso próprio Sol dança de acordo com seus próprios ritmos. Essas pulsações rítmicas da superfície estelar ocorrem em estrelas jovens e velhas e podem ter períodos longos ou curtos, uma ampla gama de forças e causas diferentes. E há também exemplos extremos, como os pulsares, e casos anômalos, como o recente encolhimento exagerado da superestrela Betelgeuse

No entanto, há uma coisa que todas as estrelas pulsantes apresentavam em comum até agora: as oscilações sempre foram visíveis em todos os lados da estrela. Essa nova estrela oscila amplamente em apenas um hemisfério.

Os astrônomos identificaram a causa da pulsação unilateral incomum: A estrela está localizada em um sistema binário, junto com uma anã vermelha. Sua companheira próxima distorce as oscilações pela ação de sua força gravitacional.

O período orbital do sistema binário, de menos de dois dias, é tão curto que a estrela maior está sendo distorcida em uma forma de lágrima pela força gravitacional da sua companheira.

Bibliografia:

Artigo: Tidally trapped pulsations in a close binary star system discovered by TESS
Autores: G. Handler, D. W. Kurtz, S. A. Rappaport, H. Saio, J. Fuller, D. Jones, Z. Guo, S. Chowdhury, P. Sowicka, F. Kahraman Aliçavus, M. Streamer, S. J. Murphy, R. Gagliano, Thomas Lee Jacobs, A. Vanderburg
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-020-1035-1

Artigo: An eclipsing substellar binary in a young triple system discovered by SPECULOOS
Autores: Amaury H. M. J. Triaud, Adam J. Burgasser, Artem Burdanov, Vedad Kunovac Hodzic, Roi Alonso, Daniella Bardalez Gagliuffi, Laetitia Delrez, Brice-Olivier Demory, Julien de Wit, Elsa Ducrot, Frederic V. Hessman, Tim-Oliver Husser, Emmanuël Jehin, Peter P. Pedersen, Didier Queloz, James McCormac, Catriona Murray, Daniel Sebastian, Samantha Thompson, Valérie Van Grootel, Michaël Gillon
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-020-1018-2

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/