Pular para o conteúdo principal

Eclipse de duas estrelas conhecidas há séculos surpreende astrônomos



Por Daniele Cavalcante

Uma equipe de astrônomos teve uma grande surpresa enquanto usava os dados do telescópio espacial TESS, da NASA. Eles descobriram que a estrela Alpha Draconis e sua estrela companheira eclipsam-se entre si. A novidade foi anunciada na segunda-feira (6) durante a reunião da Sociedade Astronômica Americana em Honolulu, no Havaí.

A Alpha Draconis é uma estrela bem conhecida desde a época do antigo Egito, visível a olho nu e localizada a cerca de 270 anos-luz de distância, na constelação do norte Draco. Os astrônomos já sabiam que este era um sistema binário, mas os eclipses foram uma surpresa, e os pesquisadores também ficaram impressionados pelo fato de que ninguém havia percebido isso antes.

A NASA criou o vídeo abaixo para ilustrar a órbita das estrelas e o momento em que elas se eclipsam:



Angela Kochoska, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Villanova, explicou o que teria dificultado essa descoberta até agora. De acordo com ela, “os eclipses são breves, durando apenas seis horas; portanto, as observações terrestres podem facilmente ignorá-los”. Além disso, a estrela é tão brilhante que “teria rapidamente saturado detectores no observatório Kepler da NASA, o que também ocultaria os eclipses”.

Tudo começou com um relatório de 2004, sugerindo que a Alpha Draconis (também conhecida como Thuban) passava por pequenas mudanças de brilho que duravam cerca de uma hora. Isso apontava para a possibilidade de que ela estivesse pulsando e, por isso, uma equipe de cientistas foi atrás das informações coletadas pelo TESS. Em outubro, eles publicaram um artigo que revelava a descoberta dos eclipses das duas estrelas, descartando assim as pulsações por períodos inferiores a oito horas.

Agora, essa dupla de estrelas passa a compor o quadro dos sistemas binários eclipsantes mais brilhantes nos quais os dois corpos são amplamente separados e só interagem gravitacionalmente. Sistemas como este são importantes no trabalho de medir as massas e os tamanhos de ambas as estrelas com alta precisão.

Com isso, Kochoska está trabalhando com Daniel Hay, um dos membros da equipe que fez a descoberta, para entender o sistema com mais detalhes. "Eu tenho colaborado com Daniel para modelar os eclipses e aconselhado sobre como reunir mais dados para restringir melhor nosso modelo", explicou ela. "Nós dois adotamos abordagens diferentes para modelar o sistema e esperamos que nossos esforços resultem da completa descrição de suas características".

Para Padi Boyd, cientista do TESS, descobrir eclipses em uma estrela historicamente importante mostra o impacto do telescópio espacial na comunidade astronômica. "Nesse caso", disse ele, "os dados ininterruptos e de alta precisão do TESS podem ser usados para ajudar a restringir parâmetros estelares fundamentais em um nível que nunca alcançamos antes".

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/