Pular para o conteúdo principal

Por que o tempo sempre anda para a frente, nunca para trás


Por que o tempo sempre anda para a frente, nunca para trás? (GETTY IMAGES)

Alok Jha
Escritor de Ciência para o BBC Ideas

Assim como comprimento, altura e largura, o tempo é uma dimensão. Mas, ainda que possamos nos mover em qualquer sentido nas outras três opções, só podemos avançar em uma direção no tempo: adiante e sem parar. Por quê?

Por que não podemos voltar atrás?

Por muito tempo, os cientistas não conseguiram encontrar uma explicação convincente.

Uma das complicações era que as leis da física funcionavam bem, seja indo adiante ou para trás no tempo.

Finalmente, a resposta veio de um lugar inesperado: os motores a vapor.

No início da Revolução Industrial, os engenheiros tentavam compreender como fazer com que as máquinas a vapor fossem mais eficientes.

Ao examinar como todo esse calor e energia se moviam em um motor, desenvolveram um campo completamente novo da ciência que chamaram, adequadamente, de termodinâmica.

A força do calor

Acontece que a termodinâmica pode explicar muito mais do que o comportamento das máquinas a vapor.

Em especial, a segunda lei da termodinâmica ajudou a compreender por que as coisas acontecem em uma ordem determinada.

Tal lei aponta que um sistema isolado pode ou permanecer fechado ou evoluir para um estado mais caótico, mas nunca para outro mais ordenado.

Uma xícara cai no chão, por exemplo, e todo o seu conteúdo se espalha.

Intuitivamente, nós sabemos que o processo é irreversível.


Nem a xícara vai se "des-quebrar", nem o café vai se "des-derramar"... Não há sequer palavras para essa reversão do caos - GETTY IMAGES

As coisas têm uma forma de se desorganizar, mas algumas delas podem voltar à ordem, e a segunda lei da termodinâmica diz o porquê.

Outra forma de comprovar isso é em termos de desordem.

Uma xícara está em ordem e, ao quebrar, se desordena, se bagunça.

A palavra em física para isso é...

...Entropia

Quanto mais entropia há em um lugar, mais desordenado, bagunçado e inútil ele é.

Assim estabelece a segunda lei da termodinâmica.



O "S" representa a entropia e o "d" é uma forma matemática de representar mudança. Portanto, "dS" equivale a uma mudança na entropia.

Agora, ao observar essa equação da esquerda para a direita, o que ela diz é que a entropia de um sistema tem sempre que aumentar.

Quando uma xícara se estilhaça, ou quando o leite se mistura com o café, isso também está de acordo com a segunda lei da termodinâmica porque a entropia dessas coisas aumenta.

Mas se a expectativa for de que a xícara se reconstitua, ou que o leite e o café se separem, isso significaria uma queda em entropia. E, portanto, violaria a segunda lei.

A segunda lei da termodinâmica indica em que ordem as coisas podem acontecer no Universo. Ela nos dá uma direção clara de como o fluxo que nós chamamos de tempo se move: adiante.


A razão pela qual não podemos voltar no tempo é um mistério desde a Revolução Industrial - FCSCAFEINE

O tempo simplesmente não pode fluir de forma diferente porque isso diminuiria a entropia e, consequentemente, violaria a segunda lei.

Mas para onde nos leva a marcha implacável do tempo?
A entropia do Universo — ou seja, a desordem — está sempre aumentando. Sempre.

Isso significa que, em algum momento em um futuro distante, o nosso Universo chegará a um estado de desordem total, de entropia máxima.

Os cientistas chamam isso de "morte térmica".

Apesar do nome, a morte por calor não será um inferno ardente em que todos serão reduzidos a cinzas.

Será pior.

O que acontecerá, segundo essa previsão vinda da física, é que todas as diferenças térmicas desaparecerão, fazendo com que tudo tenha a mesma temperatura e que não haja mais vida.

Todas as estrelas morrerão, quase toda a matéria vai se decompor, deixando apenas um amálgama de partículas e radiação.

Com o tempo, também essa energia desaparecerá, devido à expansão do Universo, que, por fim, se tornará gelado, morto e vazio.

É isso que se chama de "Big Freeze": o Grande Congelamento.

Assim acabará o nosso Universo.

Mas não se preocupe: faltam bilhões e bilhões de anos para que esse destino sombrio chegue e, até lá, não haverá humanos para testemunhar como o tempo e a entropia terão devastado nosso Universo.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/