Pular para o conteúdo principal

Açúcares encontrados em meteoritos podem ser pista sobre origem da vida na Terra



Por Felipe Junqueira

Cientistas encontraram mais pistas para tentar desvendar a origem da vida na Terra. Pesquisadores encontraram sinais de açúcares em meteoritos, sendo que esses açúcares seriam essenciais para o desenvolvimento biológico. A teoria é que um bombardeio desses meteoritos com açúcares pode ter contribuído para o desenvolvimento da vida em nosso planeta.

“Outros componentes importantes para a vida já foram encontrados em meteoritos antes, incluindo aminoácidos e bases nitrogenadas, mas açúcares eram uma peça que faltava entre os principais blocos de construção da vida”, disse o autor do estudo, Yoshihiro Furukawa. A descoberta foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Entre os açúcares descobertos estão a ribose, arabinose e a xilose, vistos em dois meteoritos ricos em carbono: o NWA 801 (de tipo CR2) e o Murshison (tipo CM2). Caso você não se lembre das aulas de biologia, a ribose é um componente crucial do RNA, uma das macromoléculas essenciais para a vida.

RNA é uma das bases da vida terrestre


Representação de uma molécula de RNA (Foto: Yoshihiro Furokawa)

O ácido ribonucleico é responsável pela codificação genética e a decodificação durante a síntese de proteínas. Uma espécie de mensageiro do código genético de um ser vivo. A ribose, no entanto, é uma molécula muito frágil, e o co-autor do estudo, Jason Dworkin, espantou-se em encontrá-la em “um material tão antigo”.

“Esses resultados vão ajudar a guiar nossas análises de amostras intocadas dos asteroides primitivos Ryugu e Bennu”, explicou. A sonda Hayabusa2, da JAXA, e a OSIRIS-REx, da NASA, vão trazer amostras desses dois asteroides de volta à Terra para análises mais aprofundadas.

“O açúcar do DNA (2-desoxirribose) não foi detectado em nenhum dos meteoritos analisados no estudo”, apontou Danny Glavin, outro coautor do artigo. “Isso é importante, já que pode ter havido um viés de entrega de ribose extraterrestre para a Terra, o que é consistente com a hipótese de que o RNA evoluiu primeiro”.

Para os cientistas, a notícia não é ruim. O RNA carrega em sua estrutura informações não contidas no DNA, além de conseguir fazer cópias de si mesmo sem a ajuda de outras moléculas e funcionar como catalizador em reações químicas que precisam de um "empurrão". A descoberta corrobora com a possibilidade, portanto, de o RNA ter coordenado toda a origem da vida, para, posteriormente, ter cedido lugar ao DNA.

Os cientistas afastaram a possibilidade de os meteoritos terem sido contaminados pela vida terrestre e planejam analisar mais amostras de outros meteoritos para tentar fortalecer ou refutar o estudo.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s