SATÉLITE LIGHTSAIL 2 ORBITA EM TORNO DA TERRA (FOTO: THE PLANETARY SOCIETY)
O LightSail 2 está sendo testado como opção mais barata e sustentável de realizar pesquisas espaciais
Foram divulgadas imagens da vela solar do satélite LightSail 2 se abrindo no espaço. O equipamento serve para testar uma tecnologia feita para mover pequenas naves sem o uso de combustíveis, usando apenas a energia do Sol.
A LightSail 2 faz parte do projeto LightSail da Planetary Society, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à exploração espacial. O objetivo é realizar uma exploração espacial mais limpa e barata, sem usar propelentes (os combustíveis de foguetes) tóxicos. A ideia é usar velas como a LightSail 2, mais sustentáveis.
Em 2015, a Planetary Society fez um voo teste com a LightSail 1. Quatro anos depois, enviou a segunda versão ao espaço. A LightSail 2 foi lançada no último dia 25 de junho, junto ao foguete Falcon Heavy, da empresa Space X.
REPRESENTAÇÃO DO LIGHTSAIL 2 ORBITANDO A TERRA (FOTO: PLANETARY SOCIETY )
Durante o lançamento, o equipamento foi acoplado a outro satélite, o Prox-1, construído por estudantes da universidade Georgia Tech. O LightSail 2 foi solto pelo Prox-1 no dia 2 de julho e, desde então, tem capturado lindas imagens do nosso planeta.
O satélite deve continuar em órbita com a Terra até agosto de 2020, sempre sendo vigiado por controladores remotos instalados em San Luis Obispo, na Califórnia. Espera-se que a espaçonave se mova a uma taxa de várias centenas de metros por dia.
A Agência Espacial do Japão (JAXA) também está planejando levar uma vela solar ao espaço, mas para a órbita de Júpiter, onde estudará os asteroides do ´planeta gigante de gás. O projeto deve ser lançado no início de 2020.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário