
NASA PRETENDE RETORNAR À LUA EM 2024 E DEPOIS VISITAR PELA PRIMEIRA VEZ O PLANETA VERMELHO, EM 2033 (FOTO: NASA/JPL/USGS)
A agência norte-americana também afirmou que pretende retornar à Lua em 2024
A NASA estabeleceu um plano claro e ousado de exploração do espaço. Primeiro, estabeleceu a data de retorno à Lua para 2024 e, depois, afirmou que concentrará seus esforços para chegar a Marte até 2033.
Na última terça-feira, 2, Jim Bridenstine, administrador da agência espacial norte-americana, disse que para atingir o objetivo em chegar ao planeta vermelho, será necessário que outras partes do programa avancem mais rapidamente, como por exemplo o de aterrissagem lunar.
"Queremos alcançar um pouso em Marte em 2033", afrimou Bridenstine a legisladores em uma audiência do Congresso americano. Na semana passada, o vice-presidente americano, Mike Pence, decidiu adiantar em quatros o calendário de regresso à Lua — de 2028 para 2024.

JIM BRIDENSTINE, ADMINISTRADOR DA AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS/ CC)
Especialistas, porém, duvidam que a agência espacial norte-americana conseguirá cumprir o cronograma. A nova data escolhida por Pence também tem importância política, já que em 2024 seria o último ano do possível segundo mandato do presidente Donald Trump na Casa Branca.
Segundo informações do portal Phys, qualquer missão ao Planeta Vermelho demorará ao menos dois anos para ser concluída. Além disso, a viagem de ida e volta a Marte só pode ocorrer quando o planeta estiver posicionado no mesmo lado do Sol que a Terra — e isso só ocorre a cada 26 meses.
Os planos da NASA também envolvem aprender a extrair e a usar o gelo no pólo sul da Lua. "A intenção, é claro, é não apenas levar humanos à superfície da Lua, mas provar que podemos viver e trabalhar em outro mundo", explicou Bridenstine.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário