Pular para o conteúdo principal

Telescópio Hubble descobre sem querer uma nova galáxia em nossa vizinhança


Esta é uma imagem do Telescópio Espacial Hubble de uma concentração de estrelas dentro do aglomerado globular NGC 6752. Escondida entre as estrelas é uma imagem de uma galáxia de fundo que é muito mais distante. A galáxia diminuta, nomeada por seus descobridores como Bedin 1, mede apenas cerca de 3.000 anos-luz em sua maior extensão - uma fração do tamanho da Via Láctea. Não só é pequeno, mas também é incrivelmente fraco. Essas propriedades levaram os astrônomos a classificá-lo como uma galáxia anã esferoidal que é tão antiga quanto o universo.
Créditos: NASA, ESA e L. Bedin (Observatório Astronômico de Pádua, Itália)

Por Patrícia Gnipper

Uma equipe de astrônomos estava usando o telescópio espacial Hubble para estudar algumas estrelas muito antigas e com brilho fraco no aglomerado globular NGC 6752, quando se depararam com uma descoberta histórica: uma galáxia-anã até então desconhecida, que está a 30 milhões de anos-luz de distância. Tudo já está devidamente documentado e publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society: Letters.

O objetivo da pesquisa era estudar estrelas anãs brancas dentro desse aglomerado, usando-as para medir a idade do aglomerado globular, mas na parte externa da área observada uma coleção compacta de estrelas surgiu e, após uma cuidadosa análise de seus brilhos e temperaturas, a equipe chegou a conclusão de que tais estrelas, na verdade, não faziam parte do aglomerado (que faz parte da Via Láctea), mas sim estavam a milhões de anos-luz de distância e faziam parte de uma galáxia ainda desconhecida.

A galáxia foi apelidada de Bedin 1, tendo formato alongado e tamanho modesto, medindo cerca de 3 mil anos-luz em sua maior extensão. Além de pequena, a galáxia tem brilho incrivelmente fraco e, por isso, foi classificada como sendo do tipo anã esferoidal. Esse tipo de galáxia tem em comum características como pequeno tamanho, baixa luminosidade, falta de poeira e estrelas muito antigas. Há cerca de 36 galáxias do tipo no chamado Grupo Local, das quais 22 são galáxias-satélite da Via Láctea.

Analisando as propriedades de suas estrelas, os cientistas calcularam que a Bedin 1 tem 13 bilhões de anos de idade, sendo quase tão antiga quanto o próprio universo e, por causa de seu isolamento (o que significa pouca ou praticamente nenhuma interação com outras galáxias), pode-se dizer que ela uma espécie de fóssil vivo do universo primitivo.


Esta imagem composta mostra a localização da galáxia anã acidentalmente descoberta, nomeada pelos seus descobridores como Bedin 1, que fica muito atrás do aglomerado globular de primeiro plano NGC 6752. A imagem inferior do cluster completo é uma observação terrestre do Digitized Sky Survey. 2. A imagem superior direita mostra o campo de visão completo do Telescópio Espacial Hubble. A imagem superior esquerda destaca a região que contém a galáxia Bedin 1.
Créditos: NASA, ESA, L. Bedin (Observatório Astronômico de Pádua, Itália) e Digitized Sky Survey 2

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/