
IMAGEM PROFUNDA DO UNIVERSO MOSTRA BRILHO DE GALÁXIAS E BILHÕES DE ANOS PASSADOS (FOTO: A. S. BORLAFF ET AL.)
Representação mostra o brilho de 10 mil galáxias e relembra 13 bilhões de anos
Astrônomos do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC) criaram a imagem mais profunda do universo já produzida até hoje. A representação mostrao brilho de 10 mil galáxias e relembra 13 bilhões de anos passados.
Chamado de Hubble Ultra Deep Field (HUDF), o mosaico contém centenas de imagens tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, entre setembro de 2003 e janeiro de 2004.
Cientistas já fizeram versões profundas do universo usando diferentes comprimentos de onda de luz ou técnicas de processamento para extrair novos detalhes. A nova reformulação é fruto de quase três anos de trabalho no IAC.
Segundo o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, os pesquisadores “aprofundaram” usando a técnica ABYSS, capaz de preservar as propriedades do baixo brilho da superfície.
Em outras palavras, é capaz de extrair luz "perdida" de galáxias maiores que não foram capturadas em imagens anteriores. A cor cinza escuro mostra uma nova luz que foi encontrada ao redor das galáxias, enquanto o cinza mais claro representa a luz de fundo "mais fraca" emitida por mais de 100 bilhão de estrelas.
“O que fizemos foi voltar ao arquivo das imagens originais, diretamente como observado pelo Hubble, e melhorar o processo de combinação", explicou Alejandro S Borlaff, líder do projeto, em comunicado. "Visando a melhor qualidade de imagem não só para as galáxias menores, mas também para as galáxias mais distantes."
"Foi possível graças a uma melhora notável nas técnicas de processamento de imagem que foram alcançadas nos últimos anos", ele acrescentou.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário