
À ESQUERDA, O ANIMAL PINTADO EM VERMELHO PELOS HABITANTES DA CAVERNA HÁ CERCA DE 40 MIL ANOS (FOTO: REPRODUÇÃO/LUC-HENRI FAGE)
Estima-se que espécie de touro tenha sido pintada há pelo menos 40 mil anos
Cientistas encontraram o desenho de animal mais antigo de que se tem notícia. Os traços foram descobertos nas paredes de uma caverna na ilha de Bornéu, na Indonésia, e estima-se que tenham pelo menos 40 mil anos.
O estudo foi publicado no periódico científico Nature e descreve o desenho como "a silhueta vermelha de um animal que parece um touro". A ilustração de 1,5 metro é alguns anos mais antiga que outras parecidas encontradas na Europa, onde até então acreditava-se ser o local de origens dessas relíquias. A nova descoberta, bem como outras feitas no sudoeste asiático, sugere que a prática surgiu nos dois continentes por volta da mesma época.
Os pesquisadores atravessaram a selva da ilha e rastejaram por quilômetros dentro de várias cavernas até encontrarem o desenho. Com capacetes e lanternas, eles precisavam se deparar com uma figura que tivesse alguns depósitos minerais que lhes ajudassem a estimar quando foi feita por meio de uma tecnologia de medição de urânio.

MARCAS DE MÃOS DESCOBERTAS NA CAVERNA NA INDONÉSIA (FOTO: KINEZ RIZA)
"Muitas das pinturas não podemos estudar", disse um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta. Segundo ele, os materiais da caverna de Bornéu lhes ajudará a criar uma linha do tempo de como a arte se desenvolveu naquela época.
A equipe encontrou ainda marcas vermelhas e roxas de mãos e ilustrações de cenas do cotidiano nas paredes do local. Estima-se que essas pinturas tenham sido feitas por volta de 14 mil anos atrás, quando os habitantes da caverna desenhavam figuras humanas se empenhando em atividades como dança e caça.

OUTRAS FIGURAS ENCONTRADAS NA CAVERNA. ESTIMA-SE QUE TENHAM PELO MENOS 14 MIL ANOS (FOTO: PINDI SETIAWAN)
Os cientistas pretendem ainda escavar outros locais da região no futuro para descobrir mais informações sobre os autores das pinturas.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário