IMAGEM VENCEDORA DO CONCURSO INSIGHT INVESTMENT ASTRONOMY PHOTOGRAPHER OF THE YEAR FOI CLICADA PELO FOTÓGRAFO AMERCIANO BRAD GOLDPAINT (FOTO: REPRODUÇÃO)
O fotógrafo norte-americano Brad Goldpaint levou o principal prêmio com uma imagem estonteante das rochas vermelhas de Utah com a Via Láctea
A décima edição do concurso Insight Investment Astronomy Photographer of The Year premiou melhor foto espacial do ano. Essa é a maior premiação internacional desta categoria e conta com fotógrafos do mundo inteiro.
Na edição de 2018, quem levou o prêmio de 10 mil libras, o que corresponde a quase R$ 48 mil, foi o fotógrafo norte-americano Brad Goldpaint, pela fotografia intitulada Transport the Soul (transporte da alma, em tradução livre). A imagem combina as imensas rochas avermelhadas de Moab, em Utah, com a Via Láctea no canto superior direito e a Galáxia de Andrômeda à esquerda. A fotografia ainda mostra um quarto da lua iluminando o céu enquanto um fotógrafo solitário capta, remotamente, essa imagem.
Além do prêmio principal, o fotógrafo também venceu na categoria "Pessoas e Espaço". Cada uma das 11 categorias tem um vencedor, um vice-campeão e outros homenageados. Este ano, foram mais de 4 mil inscrições recebidas pelo Royal Observatory Greenwich, instituição que promove o concurso. Profissionais de 91 países registraram seus trabalhos.
Segundo a organização, os juízes ficaram encantados “com a imagem inspiradora retratada por Goldpaint”. Em comunicado, a curadora de arte do Royal Museums Greenwich e jurada do concurso disse que uma crescente comunidade de fotógrafos espaciais amadores conseguiu surpreender a bancada de jurados “com muita técnica, imaginação e imagens incrivelmente belas, que intercalam a arte e a ciência”.
A partir de hoje, a fotografia de Goldpain bem como a de outros homenageados no concurso estarão em exibição no Museu Marítimo Nacional, localizado em Londres, no Reino Unido. A amostra também contempla 69 fotos aclamadas de edições passadas do concurso.
Foto 1 de 11 - Esta linda foto de Brad Goldpaint ganhou o prêmio máximo da categoria Pessoas e Espaço e a melhor foto no geral entre as enviadas para a competição. Tirada em Moab, Utah, a foto mostra um fotógrafo, a galáxia de Andrômeda (em cima à esq.), a Via Láctea (em cima à dir.) e a Lua.
Foto 2 de 11 - Tirada de Sirkka, Finlândia, esta foto sobrenatural de Nicolas Lefaudeux foi escolhida como a melhor na categoria Auroras. Se você olhar com cuidado, poderá ver a constelação Grande Carro no centro dessa aurora, que durou menos de um minuto.
Foto 3 de 11 - Vencedora da categoria Galáxias, esta imagem de Steven Mohr mostra a galáxia espiral NGC 3521, localizada a cerca de 26 milhões de anos-luz da Terra.
Foto 4 de 11 - Ao criar uma imagem telescópica invertida da paisagem lunar, o fotógrafo Jordi Delpeix Borrell foi capaz de destacar alguns dos detalhes mais sutis da Lua. Tirada de um telescópio perto de Barcelona, na Espanha, a foto ganhou o prêmio máximo na categoria Nossa Lua.
Foto 5 de 11 - A vencedora da categoria Nosso Sol mostra a lua, Marte (o ponto vermelho à direita) e a estrela azul Regulus (à esquerda da Lua). A exposição total durou 100 segundos e foi registrada em mais de 120 imagens individuais. Foto por Nicolas Lefaudeux.
Foto 6 de 11 - Esta imagem infravermelha de Vênus recebeu o prêmio máximo na categoria Planetas, Cometas e Asteroides. A foto foi capturada em St. Albans, Hertfordshire, Reino Unido, por Martin Lewis.
Foto 7 de 11 - Esta imagem levou metade do inverno para ser criada. A estrela circumpolar Almach, também conhecida como Gamma Andromeda, pode ser vista riscando o horizonte. Esta foto deu o 1º prêmio a Ferenc Szémár na categoria Paisagem do Céu.
Foto 8 de 11 - Esta foto da nebulosa NGC 6726-27-29, da nuvem de poeira escura Bernes 157, do aglomerado globular NGC 6723 e de outros objetos celestes foi premiada com o 1º lugar em Estrelas e Nebulosas. Esta exposição de 6 horas foi tirada de uma fazenda na Namíbia pelo italiano Mario Cogo.
Foto 9 de 11 - Fabian Dalpiaz, de 15 anos, ganhou o prêmio de Jovem Fotógrafo de Astronomia do Ano. Numa manhã de segunda-feira, Dalpiaz decidiu sair e tirar algumas fotos. Ele teve sorte e capturou esta fotografia incrível de um meteoro passando sobre as Dolomitas.
Foto 10 de 11 - Tianhong Li recebeu o prêmio de Melhor Iniciante por esta foto tirada em Ming’antu, China.
Foto 11 de 11 - A imagem vencedora da categoria Âmbito Robótico mostra uma conjunção muito rara de dois cometas brilhantes passando o famoso aglomerado de estrelas das Plêiades em Touro ao mesmo tempo. O fotógrafo Damian Peach capturou esta visão em Mayhill, Novo México, EUA.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário