Pular para o conteúdo principal

Cientistas encontram pulmão de ave preservada por 120 milhões de anos


A espécie 'Archaeorhynchus spathula' (Foto: Divulgação/Brian Choo)

Órgão fossilizado ajudará cientistas a entender a evolução das aves e as formas de vida da Era Cretácea

O que já parecia ser um fóssil especial acabou se revelando uma evidência de vida extremamente única para os estudos em paleontologia. Pesquisadores da Academia de Ciências Chinesa publicaram na Proceedings of the National Academy of Sciences um artigo sobre as incríveis características de um fóssil de Archaeorhynchus spathula, uma ave primitiva que sobrevoou a Terra há 120 milhões de anos.

De acordo com os cientistas, o fóssil apresenta penas delicadamente preservadas e com pintilhas únicas que, apesar de não serem comuns em aves da era cretácea, são semelhantes às dos pássaros modernos.


Mas o mais impressionante desses restos é que os pulmões da ave, que tinha o tamanho de um pombo, também foram preservados. O fóssil foi encontrado na região chinesa de Jehol, em uma formação Lagerstätte, como são chamados os depósitos sedimentares onde é possível encontrar evidências de vida muito bem preservadas.

Este é o quinto espécime de A. spathula estudado e, de longe, o mais completo. De acordo com os paleontólogos, as estruturas reveladas pelo pulmão fossilizado são bastante semelhantes à versão moderna do órgão nos pássaros. Isso quer dizer que o A. spathula tinha pulmões com respiração unidirecional, o que permite que o fluxo de ar seja fresco e rico em oxigênio.

Para analisar melhor os restos do pulmão, os pesquisadores utilizaram um microscópio eletrônico de varredura, que identificou o tecido do órgão e os capilares sanguíneos ( que absorvem oxigênio e ajudam a manter a energia do voo).


FÓSSIL DO ARCHAEORHYNCHUS SPATHULA. (FOTO: J. ZHANG/INSTITUTE OF VERTEBRATE PALEONTOLOGY AND PALEOANTHROPOLOGY, BEIJING)

Segundo os pesquisadores, é possível que esta seja uma característica única do Ornithuromorpha, grupo de animais que incluem espécies de aves atuais e primitivas, que sobreviveram a extinção em massa que ocorreu há 66 milhões de anos.

“Talvez esta especialização esteja apenas neste clado [grupo de organismos descendentes de um único ancestral exclusivo] e fosse um dos muitos fatores que permitiram a sua sobrevivência”, sugere Jingmai O'Connor, professora da Academia de Ciências Chinesa e coautora do estudo.

Além disso, parece que o pulmão fossilizado estava embutido nas costelas da ave, exatamente como os pulmões de pássaros são hoje. Ao contrário dos pulmões humanos, que se expandem a cada respiração, os pulmões das aves são rígidos, para que possam inalar e exalar ao mesmo tempo, explicou O'Connor.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/