
COM BOM HUMOR, CIENTISTAS DA NASA BRINCAM SOBRE TER ENCONTRADO ROSTO DE MUPPET EM MARTE (FOTO: NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA)
A pareidolia ataca novamente: fenômeno psicológico faz com que vejamos rostos em formas e estruturas
As equipes de cientistas da NASA responsáveis pelos estudos relacionados à Marte adoram uma boa brincadeira. Eles criam playlists animadas para acordar sondas e até "encontram" figuras engraçadas na superfície do planeta vermelho. A última delas foi Jairo, um dos muppets.
Conhecido como Beaker em inglês, o personagem foi apresentado ao público em The Muppet Show, que foi ao ar entre 1976 e 1981. Na série e nos filmes que foram lançados desde então, a criatura de semblante triste e cabelos espetados serve de assistente e cobaia para o curioso dr. Bunsen Honeydew.
Na última segunda (13), os astrônomos do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, divulgaram uma imagem da superfície de Marte em que é possível ver um desenho que lembra - e muito - o personagem da turma de Caco, o Sapo, e Miss Piggy.

MUPPET EM MARTE: ASTRÔNOMOS RECONHECEM PAREIDOLIA NA SUPERFÍCIE DO PLANETA (FOTO: NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA)
As imagens foram captadas utilizando o Experimento Científico de Imagens em Alta Resolução (HiRISE) da sonda Mars Reconnaissance Orbiter a 247 quilômetros de distância da superfície marciana.
"Apesar de a tempestade de areia ter tomado conta da maior parte da superfície, ainda conseguimos registrar algumas imagens da região polar do planeta", afirmou a equipe na conta da sonda no Twitter. Em uma segunda mensagem, os astrônomos colocam o desenho da superfície lado a lado com uma imagem do muppet Jairo, anunciando mais um caso de pareidolia.
Trata-se do fenômeno psicológico que permite que as pessoas vejam rostos em formas do cotidiano. O evento ocorre quando nosso cérebro, para compreender o mundo de forma mais rápido, faz associações também rápidas com formas e objetos aos quais estamos acostumados.
Não é a primeira vez que a agência espacial norte-americana detecta fenômenos do tipo em Marte: há alguns anos, houve quem afirmasse ter encontrado o "rosto de Gandhi" em pleno solo do planeta vermelho. O cérebro humano é realmente um instrumento curioso.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário