
LAGUNA NEBULOSA (FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)
Localizada na Constelação de Sagitário, nuvem interestelar de dimensões colossais foi vasculhada pelo telescópio espacial
Desde que foi lançado, em 24 de abril de 1990, o telescópio espacial Hubble contribuiu com descobertas incríveis para a comunidade científica internacional. Para comemorar seu 28º aniversário, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram uma imagem que mais parece saída do filmeGuardiões da Galáxia: repleta de cores, a nuvem interestelar Nebulosa Laguna foi captada pelas lentes do Hubble.
Com 55 anos-luz de largura e 20 anos-luz de altura, a Nebulosa Laguna está localizada a mais de 4 mil anos-luz da Terra. Suas dimensões são tão grandiosas que essa nuvem interestelar é possível de ser visualizada a olho nu. Formada principalmente por hidrogênio, a formação é repleta de cores por conta dos gases presentes.
Quando o Hubble mira seu foco sobre regiões muito distantes, é como se fotografasse o passado: sua câmera captura a luz emitida há bilhões de anos pelas estrelas. Assim, os astrônomos conseguem entender melhor como as galáxias se formaram.
Graças a esse telescópio espacial, inúmeras pesquisas foram realizadas para fornecer mais informações sobre o Universo. Recentemente, a NASA calculou distância e idade de estrelas nascidas logo após Big Bang.
Veja a imagem completa da Nebulosa Laguna abaixo:

NEBULOSA LAGUNA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Sinopse: O telescópio espacial Hubble foi lançado em abril de 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery. Seu lançamento em órbita a mais de 500 quilômetros acima da Terra marcou o nascimento de um dos maiores sonhos da humanidade. De colocar um telescópio no espaço, muito acima dos efeitos obscuros da atmosfera, e de ter a visão mais clara do cosmos do que poderíamos esperar. Mas nos meses que se seguiram, ficou claro que o sonho se transformou em um pesadelo, quando descobriram uma falha em um espelho do Hubble. Três anos de mágoa e uma enorme vontade humana resultaram em uma missão de resgate para corrigir a falha. Os resultados foram de tirar o fôlego, e produziram a mais completa visão do Universo que já tivemos. Esta é a história dos homens e mulheres que conceberam, construíram, consertaram e operaram o instrumento científico mais célebre da história.
FONTE: Revista Galileu - BestDocsBR e Clipes Traduzidos
Comentários
Postar um comentário