
REGISTRO DO AUSTRONOAUTA BUZZ ALDRIN, TOMADO POR NEIL ARMSTRONG, QUE APARECE REFLETIDO NO CAPACETE. OS DOIS ESTÃO NA SUPERFÍCIE DA LUA (FOTO: REPRODUÇÃO/ SWANN GALLERIES)
A agência espacial norte-americana voltou atrás e decidiu fazer um leilão com mais de mil registros fotográficos de missões realizadas entre os anos de 1961 a 1972
Antes da tecnologia existir, o jornalismo funcionava de uma forma um tanto quanto arcaica. Sem computadores nas redações de jornais e revistas, por exemplo, não havia o hábito de se armazenar fotos e imagens que iam para os veículos. Ao contrário, uma vez publicadas, suas cópias originais eram destinadas ao lixo.
Por pouco, esse também seria o destino dos registros fotográficos de algumas missões da NASA realizadas entre os anos de 1961 a 1972. Imagine só, imagens da era de ouro da agência espacial norte-americana irem parar sabe-se lá onde.
Foi isso o que pensou um funcionário de uma agência de imagens dos Estados Unidos. Visionário, o homem decidiu guardar as 1.500 fotos para si e agora, cerca de meio século depois, irá vender cada um dos registros por um valor estimado entre US$ 9 a 12 mil (R$ 30 a 40 mil, aproximadamente). As vendas serão feitas durante um leilão no meio do mês de abril, na galeria Swann Auction Galleries, em Nova York.

IMAGEM DA LUA (FOTO: REPRODUÇÃO/ SWANN GALLERIES)
De acordo com a galeria, as fotos estão divididas em nove temáticas, com cada imagem medindo de 19 por 24 centímetros. Elas pertencem aos primeiros 11 anos de missões tripuladas da NASA no espaço.
Entre elas, há retratos de astronautas, como John Glenn, o primeiro americano que entrou em órbita; Ed White, o primeiro a fazer uma caminhada espacial; e o famoso Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar na Lua. Há também fotos de foguetes decolando, astronautas flutuando no espaço, caminhadas pela Lua, da missão do veículo lunar rover e conhecido registro “Nascer da Terra” (Earthrise, em inglês), feito por William Anders em 1968.

IMAGEM REGISTRA O MOMENTO DE DECOLAGEM DO FOGUETE SATURNO V (FOTO: REPRODUÇÃO/ SWANN GALLERIES)
“Ainda fico arrepiada ao ver essas fotos, que proporcionam uma ideia sobre as primeiras missões da NASA”, afirmou a diretora de fotografias da galeria Swann à revista Smithsonian. De acordo com a especialista, resgatar fotos destinadas ao lixo é uma tradição antiga ao longo da história.
É bem provável que a NASA ainda tenha cópias ou os negativos dessas imagens salvos em seus arquivos. Ainda assim, encontrá-los em seus depósitos não deve ser tarefa simples.

UM MÓDULO LUNAR EM ÓRBITA AO REDOR DA LUA. AO FUNDO, É POSSÍVEL NOTAR O "NASCER DA TERRA" (FOTO: REPRODUÇÃO/ SWANN GALLERIES)
Segundo o jornalista e autor John Bisney, responsável por cobrir o programa espacial da NASA por muitos anos, a agência espacial possui em seus arquivos milhares de imagens guardadas nunca antes divulgadas. O arquivista J. L. Pickering confirma a informação. Em 2015, o profissional digitalizou e arquivou mais de 125 mil imagens, mas ele acredita que ainda existem cerca de 250 mil trancafiadas em arquivos da NASA.

IMAGEM REGISTRA O MOMENTO EM QUE ASTRONAUTAS DA MISSÃO APOLLO 12 DISPÕE OS EQUIPAMENTOS DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS NA LUA (FOTO: REPRODUÇÃO/ SWANN GALLERIES)
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário