Pular para o conteúdo principal

O ‘asteroide-charuto’ e um clássico da ficção científica


Realidade e ficção: Oumuamua e Rama (no detalhe), nossos primeiros visitantes (ESO/M. Kornmesser/Divulgação)

Um misterioso objeto de formato alongado vindo dos confins da galáxia cruza o sistema solar intrigando – e fascinando – cientistas da Terra. Esse cenário descreve os acontecimentos dos últimos dias na astronomia, com a descoberta do asteroide Oumuamua, mas também é a sinopse de um clássico da ficção científica publicado quatro décadas atrás.

Escrito em 1973 pelo britânico Arthur C. Clarke (1917-2008), Encontro com Rama conta a história do primeiro contato da humanidade com um objeto originário de fora do sistema solar. Inicialmente catalogado como asteroide 31/439, o corpo celeste forasteiro recebe um upgrade e é rebatizado com o nome do deus hindu Rama quando suas características únicas ficam evidentes.


Arthur C. Clarke (1917-2008)

“O objeto era um errante solitário entre as estrelas, fazendo sua primeira e última visita ao sistema solar – pois movia-se tão depressa que o campo gravitacional do Sol jamais poderia capturá-lo. Iria passar como um raio pelas órbitas de Marte, Terra, Vênus e Mercúrio, ganhando velocidade no caminho, até contornar o Sol e partir novamente rumo ao desconhecido”, relata o livro.

Na obra, uma sonda enviada para estudar Rama descobre – spoiler! – que o asteroide de formato cilíndrico é na verdade uma espaçonave alienígena.

Os ecos do clássico de Clarke, um dos três gigantes da era de ouro da ficção científica ao lado de Isaac Asimov e Robert Heinlein, não passaram despercebidos pelos cientistas envolvidos na observação do Oumuamua. “Pareceu bastante com o começo de Encontro com Rama“, reconheceu o belga Olivier Hainaut, do Observatório Europeu do Sul (ESO), ao comentar a descoberta.

Diferenças

O fato de que, tanto na realidade quanto na ficção, o primeiro objeto interestelar detectado tenha um formato alongado tão incomum e diferente de qualquer outro corpo celeste já observado é a semelhança mais marcante entre Oumuamua e Rama – mas há também diferenças fundamentais. A rocha descoberta agora possui 400 metros de comprimento e cerca de 40 metros de largura, e gira em torno de si mesma uma vez a cada 7,3 horas, enquanto a criação de Clarke é um colosso de 40 quilômetros de comprimento que completa uma volta a cada quatro minutos, usando a força centrífuga para simular uma gravidade parecida com a da Terra.

No livro, Rama é descoberta perto de Júpiter, dando tempo para os cientistas do ano 2130, quando se passa a história, organizarem uma expedição ao objeto. Na vida real, Oumuamua só foi detectada quando já estava passando pelo Sol e rumando para fora do nosso sistema. Ao contrário da ficção, jamais poderemos ver de perto nosso primeiro visitante interestelar, que seguirá com seus mistérios numa jornada de milhões de anos pela galáxia.


Amazon

http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2017/11/objeto-interestelar-e-diferente-de-tudo.html

FONTE: REVISTA VEJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/