
Especialista em fotos submarinas, foi fotógrafo das Revistas Mundo Ilustrado e Gazeta Esportiva Ilustrada. Convidado a participar da expedição do Ano Geofísico Internacional, estando a bordo do Navio Almirante Saldanha, tirou quatro fotografias de Disco Voador próximo ao Pico do Desejado, na Ilha da Trindade no Espírito Santo em 16 de janeiro de 1958. Estas fotos foram reveladas ainda à bordo na presença do capitão-de-corveta Carlos Alberto Bacellar. Trata-se sem dúvida de fotos autênticas, confirmadas pelas 48 testemunhas que estavam no barco, e afirmaram que as imagem que surgiram no negativo conferiam com o que eles tinham visto. Baraúna faleceu em 29/07/2000.
No ano de 2010 foram levantadas supostas afirmações feitas por uma amiga da família, Emília Bittencourt, ao relatar no programa Fantástico que Almiro sempre ria ao comentar sobre sua montagem, que teria sido feita com duas colheres embocadas usando um pano de fundo. Uma sobrinha de baraúna, que hoje é curadora do seu acervo, também teria feito esta afirmação em off, o que teria sido negado pela mesma.
O fato é que publicamente Baraúna nunca disse ter feito trucagem com as fotos, mas que sim havia feito algumas montagens e enviado a jornais rivais e algumas montagens para desmistificar o Caso Barra da Tijuca, cinco fotos de um disco voador na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1952. Elas foram tiradas pelo fotógrafo Ed Kéffel, da extinta revista “O Cruzeiro”. Circularam em uma edição extra, causaram grande impacto em todo o Brasil e correram o mundo. Negados por uns e afirmado por outros, a questão é, o mistério continua.

Uma das tomadas feita por Baraúna em 16 de janeiro de 1958

Foto do livro - A Fantástica Ilha da Trindade, 2010 - Autor: Willis de Faria
Extrato do programa Globo Repórter sobre a Ilha de Trindade onde falam rapidamente sobre o caso:
Entrevista feita pelo Ufólogo Marco Antonio Petit:
FONTES: http://socex.net - Terry Wilson - Canal Youtube ALVES JC - Canal Youtube Memória Capixaba
Comentários
Postar um comentário