Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores descobrem observações de 1006 d.C. da supernova mais brilhante já vista



O encontro da história e astronomia é fascinante: desde pelo menos 185 d.C., a humanidade vem registrando supernovas – explosões de estrelas massivas – vistas da China, Egito, Iraque e outros países. Isso inclui a SN 1006 (supernova do ano 1006), que foi o evento estelar mais brilhante já registrado.

Três astrônomos alemães descobriram recentemente uma nova observação, documentada só agora, do estudioso árabe Ibn-Sīnā, que viveu entre os anos 980 e 1037. Ele relatou que a supernova SN 1006 ficou mais brilhante que Vênus ao longo de três meses, tanto que podia ser vista durante o dia.

Os pesquisadores R. Neuhauser, C. Ehrig-Eggert e P. Kunitzsch traduziram parte do Kitab al-Shifa (O Livro da Cura) de Ibn-Sīnā, uma grande obra de filosofia escrita por volta de 1013 e 1023. Eles encontraram descrições do evento no ano 1006:

Acontece que a queima e as chamas permanecem por um (longo) tempo, seja na forma de uma mecha de cabelo ou com uma cauda [ou seja, na forma de um cometa], principalmente no norte, mas às vezes também no sul, ou na forma de uma estrela entre as estrelas – como aquela que apareceu no ano 397 [1006-1007 no calendário gregoriano]. Ela permaneceu por cerca de três meses, ficando cada vez mais fraca até que desapareceu; no início ela era preta e verde, e depois começou a emitir faíscas o tempo todo, e então se tornou mais e mais esbranquiçada e, por fim, tornou-se mais fraca e desapareceu.


Imagem: arxiv.org

A supernova SN 1006 é amplamente documentada, com observações do Egito, Suíça, Iêmen, China e EUA (por nativos norte-americanos). Sīnā, que viveu no atual Irã, fornece outro ponto de observação.

Os pesquisadores notam que a descoberta é útil para os estudiosos de Ibn-Sīnā, para entender seu paradeiro na época; e as observações dele são úteis porque fornecem um ponto adicional de dados para outras descrições antigas.

Astrônomos antigos vêm fornecendo observações de supernovas há tempos: os chineses viram a SN 185 em 185 d.C.; e também a SN 1054, que produziu a Nebulosa do Caranguejo.

[arxiv.org, About Islam, Sputnik News]

Imagem: Observatório de raios-X Chandra

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

  1. E parece que a SN 1054 também foi registrada pelo povo Anasazi, onde um dia seria os EUA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/