Pular para o conteúdo principal

Dispositivo que estanca ferimentos por tiro salvou uma vida pela primeira vez



Um dispositivo inovador cheio de pequenas esponjas recentemente salvou a vida de um soldado americano que levou um tiro na perna. Este é o primeiro uso clínico do produto conhecido como XSTAT.

O dispositivo foi aprovado para uso militar em 2014, e este incidente marca a primeira vez que o sistema foi utilizado em uma situação real.

O XSTAT foi desenvolvido pela empresa RevMedx e usado por uma equipe cirúrgica em campo (FST) dos EUA; eles não conseguiam estancar uma hemorragia grave num paciente utilizando técnicas padrão.

O sistema de hemostasia rápida XSTAT funciona bombeando esponjas expansíveis com o tamanho de comprimidos em uma ferida, estancando o sangramento enquanto o paciente é levado para o hospital.



As esponjas são feitas de celulose e revestidas em quitosana, um coagulante e agente antimicrobiano. Elas têm 9,8 mm de diâmetro e cada uma pode absorver 3 ml de sangue. Ao entrar em contato com o sangue, as esponjas crescem em até dez vezes.

Uma vez injetadas, as esponjas se expandem rapidamente e exercem pressão hemostática para interromper o sangramento, preenchendo a ferida em cerca de 15 segundos. Cada esponja contém um marcador de raios-X para confirmar a remoção após uma cirurgia.

No primeiro caso relatado, um soldado sofreu um ferimento de bala na coxa esquerda. Após sete horas de cirurgia malsucedida para parar o sangramento, os médicos decidiram usar o XSTAT. Eis uma descrição detalhada do que aconteceu:

A artéria e veia femoral foram seccionadas, e os danos ao fêmur e aos tecidos moles deixaram uma cavidade considerável na perna. Depois que um torniquete autoaplicado parou o sangramento, o paciente foi transferido até uma FST para avaliação e tratamento.

Após conseguir controle proximal e distal do vaso sanguíneo, várias horas foram gastas pela equipe tentando controlar a hemorragia residual dos vasos ósseos e vasos acessórios.

Ao longo da cirurgia de cerca de 7 horas, várias tentativas de utilizar cera para osso e cauterização nos locais de sangramento foram frustradas, e o paciente recebeu múltiplas transfusões de sangue e de plasma.

No fim, a equipe FST optou por usar o XSTAT e aplicar um único dispositivo na cavidade femoral, resultando em hemostasia quase imediata. O paciente foi estabilizado e, depois, transportado para uma unidade de cuidados definitivos.

Assim, em seu primeiro teste verdadeiro, o sistema XSTAT funcionou perfeitamente. Andrew Barofsky, presidente e CEO da RevMedx, ficou claramente contente com este resultado inicial. “Estamos satisfeitos em ver o XSTAT desempenhar um papel crítico em salvar a vida de um paciente, e espero ver avanços significativos para uma maior adoção do XSTAT no tratamento de hemorragias graves em ambiente pré-hospitalar”, diz Barofsky em comunicado.

E parece que os desejos de Barofsky se tornarão realidade em breve. No ano passado, a FDA (órgão americano semelhante à Anvisa) aprovou o XSTAT para uso na população em geral. Dado este bom primeiro resultado, equipes de emergência agora podem estar mais confiantes com este dispositivo pouco ortodoxo, já que ele realmente funciona.



[RevMedx via Science Alert]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/