Pular para o conteúdo principal

As árvores são ainda mais incríveis do que pensávamos



Árvores. Tem alguma coisa que elas não podem fazer? Duvido. Vamos ver: elas produzem metade do oxigênio do mundo, fornecem habitat para milhões de espécies, criando o solo e os recursos de madeira que precisamos. Nada mal. Mas isso é só o começo. Um novo estudo aponta que há muito mais acontecendo abaixo do chão das florestas do que imaginávamos.

As árvores podem ser as arquitetas originais da comunicação estilo internet. Através de uma rede de pequenos pelos radiculares e filiformes amigos de fungos chamados micélios, as árvores de uma floresta estão todas ligadas, trocando nutrientes e informações entre si. Os biólogos já sabiam disso há anos. O que eles não sabiam é quanto açúcar é trocado através dessa rede. Um novo estudo sugere que uma fração significativa do suprimento de nutrientes de uma árvore pode vir de outras árvores.

Tamir Klein e seus colegadas da Universidade de Basileia na Suíça descobriram isso meio que por acidente. Eles conduziam experimentos de campo para aprender como píceas se saem sob concentrações atmosféricas de CO2 altas. Para isso, eles borrifaram CO2 com uma mistura bem específica de isótopos de carbono no dossel florestal, e verificaram seu destino ao longo de cinco anos. Como esperado, parte do carbono extra foi levado até as píceas via fotossíntese. Mas cerca de 40% foi parar nas raízes de árvores de faia, larício e pinheiros que estavam por perto.

As implicações disso são enormes. É conhecimento geral que as plantas crescem a partir do ar, misturando dióxido de carbono, luz solar e água para criar açúcar. Mas isso pode ser só uma meia verdade, ao menos em relação às árvores. Elas produzem o próprio carbono, mas também podem compartilhá-lo com suas vizinhas. Os pesquisadores estimam que em um único hectare de floresta, cerca de 280 kg de carbono – 4% de todo o carbono nas florestas – está sendo transmitido pelo solo ano após ano.

Claro, o estudo só lida com uma floresta, e em uma parte do mundo. Mas agora temos evidências sólidas desse processo, o que deve incentivar ecologistas a dar uma segunda olhada no que essas árvores fazem debaixo do chão. Não tenho duvida nenhuma de que vamos nos surpreender com o que encontrarmos lá embaixo.

[Science via New Scientist]

Foto: Bobby Hiltz/Flickr

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/