
POR SALVADOR NOGUEIRA
Hubble identifica a composição da atmosfera de uma superterra, e não é nada como a da Terra.
O SABOR DAS DIFERENÇAS
O capitão Kirk não estava de brincadeira quando falou sobre explorar “estranhos novos mundos”. Conforme começamos a aprender mais sobre os planetas que orbitam outras estrelas, temos de estar preparados para incríveis surpresas.
55 CANCRI
Pegue, por exemplo, o mais interno dos cinco planetas detectados em torno de uma estrela bem parecida com o Sol, a 41 anos-luz de distância daqui. Conhecido como 55 Cancri e, ele foi alvo de uma honra singular: o primeiro planeta da classe das superterras a ter sua atmosfera analisada.
AUTÓGRAFO
O trabalho, feito por cientistas do University College de Londres, envolveu o uso do Telescópio Espacial Hubble. Quando o planeta passava à frente de sua estrela — o que acontece a cada 18 horas –, parte da luz estelar atravessava de raspão a atmosfera daquele mundo, carregando consigo a “assinatura” dos gases presentes.
COLUNA DO MEIO
O planeta tem aproximadamente o dobro do diâmetro da Terra, o que o coloca numa categoria intermediária entre os menores gigantes gasosos do Sistema Solar (Urano e Netuno) e o maior dos planetas rochosos por aqui (é nóis!). Daí o nome superterra.
ESTÁ NO AR
A análise mostrou que ele tem uma atmosfera em que predominam hidrogênio e hélio — gases ausentes nos mundos rochosos do Sistema Solar, mas comuns nos gasosos. E o que talvez seja mais curioso, os astrônomos também detectaram a possível presença de cianeto de hidrogênio — um gás tóxico que, no entanto, pode ter tido um papel como molécula precursora da origem da vida.
INOSPITALIDADE
O planeta, contudo, é totalmente inabitável. Ele orbita muito perto de sua estrela-mãe, o que faz com que a temperatura em sua superfície fique em torno de 2.000 graus Celsius. E estudos anteriores, feitos como o Telescópio Espacial Spitzer, mostram que ele possivelmente tem também intenso vulcanismo.
BÔNUS: A estrela 55 Cancri A e seus planetas, dentre ele o mencionado neste coluna, ganharam recentemente nomes populares oficiais da IAU. A estrela foi rebatizada Copérnico, e sua superterra esquisita, Janssen. Quer saber que papo é esse e qual é o nome dos outros planetas do sistema? Confira o vídeo abaixo:
FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
Comentários
Postar um comentário